Terça-feira, 23 de Abril de 2024
26 ABR 2014
Cadeirantes de Penápolis ganham academia ao ar livre

Secretaria Municipal de Esportes conseguiu os equipamentos junto ao Governo Estadual

Ontem, dia 25, no Parque Maria Chica, foram instalados os dez equipamentos destinados à atividade física dos cadeirantes de Penápolis. A academia a céu aberto está localizada ao lado do Ginásio de Ginástica.

Para garantir melhor acesso dos cadeirantes até a academia, a Prefeitura de Penápolis também construiu uma nova entrada com acessibilidade no Parque Maria Chica, atrás do Terminal Urbano. A partir de hoje, sábado, 26, o espaço já está apto para o uso.

Os aparelhos disponíveis para exercícios são: máquina giro de punho, máquina abdominal, máquina supino vertical, bicicleta de mão, máquina de bíceps, jogo de barras paralelas, máquina para remada sentado, máquina twist, jogo de barras fixas e máquina de tríceps.

No próprio Parque Maria Chica já existem outras duas academias: uma destinada ao público idoso e outra sem adaptações para deficientes físicos.

O conjunto de equipamentos de musculação para cadeirantes é mais uma conquista da Prefeitura Municipal de Penápolis, por meio da Secretaria de Esportes. “A Secretaria das Pessoas com Deficiência, órgão do Governo Estadual, já tem o programa e os aparelhos. A Prefeitura, então, fez a solicitação para disponibilizar o projeto aos cadeirantes penapolenses”, afirma Paulo Henrique Sanchez, secretário de Esportes.

De acordo com dados da Adefipe (Associação de Deficientes Físicos de Penápolis), existem aproximadamente 120 cadeirantes no município que são associados à entidade. São, ao todo, 400 deficientes físicos vinculados à instituição.

Para mais informações, o contato da Secretaria de Esportes é o (18) 36525582. A Adefipe atende no telefone (18) 36525010.

Brasil

Segundo índices do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, o país soma 45 milhões de deficientes físicos, ou seja, 24% da população. Já a OMS (Organização Mundial da Saúde), que desconsidera a miopia elevada como fator de deficiência, calcula que 10% dos brasileiros apresentam algum tipo de limitação física mais grave.