Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
27 ABR 2014
Construção de shopping avança e traz valorização para a região

Além do novo centro de compras, região ganhará faculdade. Obras de drenagem no Parque Santa Leonor também abrem novas possibilidades de investimentos para aquela área da cidade

Caminhando na contramão da crise, Penápolis vem dando mostras de um crescimento significativo com grande número de obras e investimentos, tanto no setor público como privado. Algumas regiões da cidade, em especial, apresentam atualmente um cenário de destaque, como por exemplo a zona oeste, próxima à rodovia Arnaldo Covolan. Naquela área, está em fase adiantada de construção o Garden Shopping, investimento da Ferreira Engenharia e Construções, da ordem de quase R$ 60 milhões, cuja inauguração já está marcada para o próximo dia 25 de outubro.

De acordo com o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, trata-se de um grande empreendimento que a cada dia tem agregado valor principalmente aos imóveis da região e atraído investimentos não só imobiliários mas também comerciais. Outra vantagem é a criação de vagas de trabalho. Atualmente a obra emprega cerca de 80 pessoas, todas da cidade.

“A obra não só está gerando empregos agora na fase de construção, mas vai gerar muitos outros também depois de pronta. Conforme projeções do empresário Rafael Ferreira, proprietário da Ferreira Engenharia, o shopping empregará cerca de 500 pessoas, entre vendedores, estoquistas, seguranças, equipes de limpeza e manutenção, entre outras várias funções”, disse.

“É um grandioso empreendimento que vem contribuir para o desenvolvimento da cidade e para a valorização daquela região, que inclusive deverá receber investimentos públicos”, comentou o prefeito.

Célio de Oliveira lembrou que recentemente o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, ao visitar a cidade para inaugurar o conjunto habitacional Gimenes, autorizou a parceria do Governo de São Paulo na construção de vias marginais à rodovia Arnaldo Covolan e duas rotatórias, que vão melhorar o acesso ao centro de compras e garantir o principal, que é a segurança dos motoristas, ciclistas e pedestres que transitam pelo trecho. “O projeto está orçado em quase R$ 5 milhões”, destacou Célio de Oliveira.

Andamento

Recentemente o prefeito Célio, como sempre faz, dedicou tempo na agenda de trabalho para visitar inúmeras obras promovidas pela Prefeitura, e aproveitando a oportunidade, também visitou a construção do Garden Shopping, às margens da rodovia Arnaldo Covolan (próximo à Safra). Durante a visita o prefeito foi recebido pelo engenheiro proprietário Rafael Ferreira, e seu irmão, o também empresário, Ricardo Ferreira, o “Kid”.

Célio foi informado de que a obra está seguindo rigorosamente o cronograma traçado, e que permanece firme o prazo de conclusão anunciado anteriormente. Portanto está confirmada a previsão de inauguração do Garden Shopping para o dia do aniversário de 106 anos de Penápolis, em 25 de outubro.

O engenheiro explicou ao prefeito que até o final da próxima semana serão concluídos todos os serviços de elevação de alvenaria. “O contra piso já está todo pronto. Com isso já vamos iniciar a colocação dos pisos, em conjunto com as instalações elétricas e sistemas de ar condicionado”, explicou Rafael Ferreira.

Ele disse ainda que também já começaram trabalhos de movimentações para nivelamento e pavimentação do estacionamento do shopping.

Estrutura

A área total do Garden Shopping é de 16 mil metros quadrados, sendo que deste total, 11 mil metros quadrados são de ABL (Área Bruta Locável).

Todo o shopping será dotado de ar condicionado, e o estacionamento (gratuito) terá vagas para até 627 veículos. Após a inauguração funcionarão no local 57 lojas (06 delas lojas de serviços), ampla praça de alimentação com 08 restaurantes e lanchonetes, 04 lojas âncoras, hipermercado, espaço para boliche e jogos eletrônicos, e 02 salas de cinema.

Uniesp começa a funcionar no segundo semestre

Outro indicativo de crescimento e desenvolvimento da cidade foi a chegada do Grupo Uniesp (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo), que está com a construção do prédio da sua faculdade a pleno vapor. As obras começaram no mês de fevereiro e vem sendo tocadas pela Sagat Engenharia e Construções em área de aproximadamente 23,5 mil metros quadrados na rua Antônio Buranello, às margens da rodovia Arnaldo Covolan, próximo ao Garden Shopping.

O prefeito Célio de Oliveira também esteve recentemente conferindo de perto os investimento da Uniesp na cidade. “Fui pessoalmente ao canteiro de obras verificar o andamento dos trabalhos e tive a confirmação de que as aulas serão iniciadas já no segundo semestre”, falou o prefeito.

A obra será dividida em duas etapas; na primeira etapa, prevista para ser concluída até julho deste ano, estão contempladas as salas de aula e um laboratório de informática. Após será iniciada a construção da segunda etapa, que contempla o bloco administrativo da Uniesp e uma clínica, com previsão de término para janeiro de 2015.

“Desde que soubemos que a Uniesp havia adquirido a Fassp e ao mesmo tempo uma grande área em Penápolis, passamos a manter contato frequente com o Dr. Fernando Costa, proprietário do grupo, solicitando a ele a agilização do projeto em nossa cidade”, recordou o prefeito. “Agora vemos o projeto se concretizando. Isso nos deixa satisfeitos, pois sabemos que a Uniesp é um grupo forte, que possui 124 unidades em todo Brasil, e que vai trazer muitos benefícios para a cidade”, afirmou.

Em Penápolis, a princípio, serão dois cursos – Pedagogia e Educação Física – que passam a funcionar ainda este ano, no segundo semestre. Para o ano que vem, estão previstos cursos de Engenharia. A expectativa é de que até o final de 2016 estejam funcionando entre 7 e 8 cursos.