Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
30 ABR 2014
Penápolis recebe Circuito Sesc de Artes no dia 03

Pelo 3º ano seguido o evento vem à cidade

Acontece em Penápolis, no dia 3 de maio (sábado), o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias. O público poderá acompanhar as atrações no Centro Cultural Dr. Braulio Sammarco, localizado na Praça Nove de Julho, 150, com entrada franca. A programação se estenderá das 17h às 22 horas. A atração é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Sesc Birigui.

Os moradores de Penápolis e cidades vizinhas terão diversas opções de diversão e arte: dança, teatro, cinema, circo e música. Todas as apresentações são gratuitas. “A nossa ideia é fomentar a cultura no município e região. O evento tem duração de 5 horas e é muito qualificado. Por isso, esperamos um grande público”, afirma Luiz Colevati, chefe de Serviço de Cultura.

O Circuito Sesc de Artes apresenta seus espetáculos nas cidades do Estado de São Paulo. A programação é voltada para todas as idades e ocorre em espaços públicos.

Neste ano, de 25 de abril a 11 de maio, 102 cidades recebem as atrações, que somam 370 artistas. Além de Penápolis, o Circuito passará por outros municípios da região, como Araçatuba (2 de maio), Birigui (4 de maio) e Lins (4 de maio).

Para mais informações, entrar em contato com o Secretaria de Cultura de Penápolis, no telefone (18) 3652 8040, ou com o Sesc Birigui, no número (18) 3642 7040.

Programação completa – Penápolis

Karina Buhr canta Secos & Molhados [PE]

A cantora, compositora, percussionista e atriz baiana faz uma homenagem ao álbum Secos & Molhados, que leva o nome do famoso grupo criado nos anos 70 por Ney Matogrosso, Gérson Conrad e João Ricardo. No show, ela interpreta as 13 músicas presentes no vinil lançado em 1973, considerado um dos álbuns mais marcantes da história da música brasileira. Entre as canções, destacam-se os clássicos: Sangue Latino, O Vira e Rosa de Hiroshima. Com: Karina Buhr (voz), Mau (baixo), Guizado (trompete), Caetano Malta (violão), Davi Bernardo (guitarra) e Samuel Fraga (bateria). Duração: 70 min.

O Romance do Vaqueiro Benedito

[Mamulengo Presepada-DF]

O espetáculo narra as aventuras de um vaqueiro apaixonado. No sertão nordestino, acompanhado do boi Estrela, Benedito leva a esposa, prestes a dar à luz, para o hospital. Mas quando seu sogro, o Capitão João Redondo, descobre sobre a gravidez da filha, manda uma cobra para assustá-los e a serpente acaba engolindo a família do boiadeiro. Para resgatar os parentes, o personagem conta com a ajuda da plateia ao som de violino e percussão ao vivo. Com: Chico Simões / Músicos: Flávia Felipe Inácio, Cristiane Brandão Peres e Joaley Almeida Lemos. Duração: 50 min.

CINEMA

Brinquedos Óticos

[Coletivo Unsquepensa-SP]

No século XIX, duas máquinas contribuíram para a criação do cinema: o zootrópio e o fenacistoscópio. Na intervenção, os artistas vestidos como personagens da época apresentam a funcionalidade desses aparelhos, recriados pelo próprio grupo para demonstrar seus efeitos óticos. Direção: Nanda Ribeiro e Mazzon Gil / Atores-artistas: Fernanda Ribeiro e Carlitos Tostes / Projeto dos brinquedos ópticos: Mazzon Gil / Figurino: Melissa Peixoto de Vargas

CIRCO

O Pintor [Barracão Teatro-SP]

O palhaço Zabobrim é incumbido de uma difícil e estranha tarefa: pintar uma nova bandeira para o seu país. Mesmo sendo um profissional empenhado que sempre cumpre sua tarefa, Zabobrim entra num conflito interno. Ele reflete que sua tarefa não é tão simples quanto parece e seu trabalho se revela mais complicado que um duelo à mão armada. Este é o seu conflito. Um palhaço e sua missão, a bandeira e o público. Aí está a moldura para pintar o sete! Direção, criação e atuação: Esio Magalhães. Duração: 60 min.

DANÇA

Cardápio de Dança

[Liga da Dança Dura-SP]

O espetáculo apresenta um restaurante de improvisação de dança. Os dançarinos oferecem as opções através de um cardápio escrito numa lousa, com diferentes ingredientes – uma memória, uma frase, um espaço… – e modos de preparo – à sauté, à doré, à poché ou frito. O público escolhe a combinação do prato e como quer que ele seja feito. E, assim, o trio improvisa a partir das sensações que as palavras despertam e das qualidades de movimento escolhidas. Idealização: Fabiana Bueno de Castro, Evandro Gonçalves e Larissa Pretti / Com: Evandro Gonçalves, Larissa Pretti e Tatiana Cotrim / Concepção de Figurino: Fabiana Bueno de Castro e Juliana Nunes. Duração: 60 min.

INTERVENÇÃO TEATRAL

O Pequeno Grande Teatro

[Cia. Mala Caixeta de Teatro Surpresa-SP]

Em três caixas são apresentadas peças de teatro em miniatura inspiradas livremente em clássicos da literatura mundial. Um espectador por vez pode ver as peças Os Lusos – história de um navio que parte rumo às Índias e, no percurso, enfrenta monstros marinhos e outros perigos até chegar à cidade de Calicute; A Selva – em que o índio Peri luta com onças bravas e perigosos bandeirantes e, em meio a vários desafios, encontra finalmente a jovem e bela Ceci; e O Seco – que mostra uma família do sertão partindo em busca de uma vida melhor na cidade grande. Direção: P. H. Alves / Com: Verônica Giordano. Elvira Cardeal e Rosana Borges