Terça-feira, 23 de Abril de 2024
06 MAI 2014
Campanha de Vacinação contra a Gripe continua até 9 de maio

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis divulgou um balanço parcial do número de vacinados contra a gripe. Até o último dia 30 de abril, foram vacinadas aproximadamente 3.300 pessoas dos grupos prioritários. Vale lembrar que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) 2014 iniciou no dia 22 de abril e continua até o dia 09 de maio.

Devem tomar a vacina da gripe todos os idosos a partir de 60 anos, mulheres gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a quatro anos de idade, doentes crônicos com apresentação de receita médica, além de profissionais da saúde e a população carcerária. A meta do município é vacinar aproximadamente 16 mil pessoas desses grupos prioritários, porém, até o momento, foi vacinado apenas 24% do público alvo da campanha.

Portanto, todas as pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a gripe, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para se vacinar. A vacinação é gratuita e é oferecida em todas as unidades de saúde das 7h às 17h.

Durante essa semana, a Macro de Saúde III, localizada na Avenida Carlos Casela, 822 – Jardim Shangrilá, estará vacinando as pessoas das 7h às 20h. Portanto, aquelas pessoas que trabalham o dia todo e não conseguiram tomar a vacina, poderão procurar a Sala de Vacina da Macro III no período da noite, até às 20h, para serem vacinadas. É necessário levar a carteira de vacinação para atualização, já que outras vacinas em atraso também serão aplicadas.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda informa que durante essa semana, uma equipe de profissionais percorrerá todas as escolas e creches da cidade para vacinar as crianças que ainda não foram imunizadas contra a gripe.

Prevenção

A vacina da gripe protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), conhecido popularmente como “gripe suína”.

A vacinação dos grupos prioritários é considerada como uma estratégia de prevenção da gripe, complicações como pneumonia, internações hospitalares e óbitos. Na população com mais de 60 anos, por exemplo, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias.

A vacina contra a gripe é segura para todos e não oferece risco algum. A vacina é contra-indicada somente para as pessoas que possuem alergia a ovo e também para aquelas que tiveram reações adversas anteriormente.