Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
06 MAI 2014
Daep promove palestras para os servidores

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) tem promovido, mensalmente, diversos eventos de conscientização para seus servidores. O objetivo é manter os funcionários atualizados sobre prevenção e tratamento de doenças, além de oferecer orientações para uma alimentação saudável e melhor convívio familiar.

No último dia 25 de abril, por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o Departamento promoveu palestra com a nutricionista Luciene Garcia Arzoni. O tema foi a importância da alimentação saudável para hipertensos.

“O consumo de alimentos industrializados aumentou devido à correria do dia-a-dia.

O ideal é reduzir o consumo dos embutidos, usar alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes e verduras. Além disso, os hipertensos devem dobrar a atenção com o consumo de bebidas alcoólicas, excesso de doces, temperos prontos e sucos industrializados”, alertou Arzoni.

Tuberculose

Há pouco mais de um mês, o tema em questão foi a tuberculose. Como o inverno se aproxima, as chances de contaminação aumentam. O médico da Vigilância Epidemiológica de Penápolis, Dr. Samir Subhi Salous, foi convidado para alertar os servidores sobre os riscos, sintomas e diagnósticos da doença. “Pessoas com tosse há três semanas ou mais devem procurar orientação médica, pois são classificados como sintomáticos respiratórios. O exame do escarro é gratuito, 100% seguro e pode ser feito no Postinho de Saúde.”, destacou Salous.

Convívio familiar

Outro evento promovido pelo Daep, ainda no mês de março, foi a palestra motivacional ministrada pelo secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz. O objetivo era melhorar o convívio em família, abordando a importância dos valores, do casamento, da aliança familiar, do relacionamento entre pais e filhos, do respeito e do companheirismo na família e no trabalho.

A diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, confirma a importância desses eventos para os funcionários. “Trata-se de ações voltadas para os servidores visando a melhoria da qualidade de vida, pois muitas vezes basta uma informação certa para que as pessoas mudem suas atitudes para melhor e através dessas ações estamos levando informações aos servidores”, finalizou.