Sexta-feira, 29 de Março de 2024
07 MAI 2014
Prefeitura inicia nova entrega de kits para famílias das Hortas Comunitárias

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente, finalizou a montagem dos mais de 1.000 kits de sementes para distribuição a todas as famílias que possuem canteiros no Projeto Hortas Comunitárias. A entrega começou nesta segunda-feira, 05, pela horta do bairro Jardim Del Rey, onde participam cerca de 60 famílias.

O prefeito Célio de Oliveira, acompanhado do secretário de Agricultura, Arata Assami, visitaram a horta do Jardim Del Rey no início desta semana para conversar com os moradores do bairro e participar da distribuição dos kits de sementes.

Cada kit foi confeccionado com sete tipos diferentes de sementes propícias para essa época do ano, como salsa, rabanete, alface, almeirão, cenoura, beterraba e rúcula.

Além disso, o kit também conta calcário dolomítico, que corrige a acidez do solo e adubo 4-14-8, para uma melhor preparação dos canteiros.

O secretário de Agricultura, Arata Assami, lembrou que as Hortas Comunitárias contribuem para a alimentação saudável das famílias graças à produção de alimentos de excelente qualidade.

“Além disso, o contato com a terra é uma espécie de terapia para muitas pessoas que participam do projeto”, acrescentou.

O prefeito Célio de Oliveira parabenizou os moradores pela organização do espaço e excelente produtividade da horta. “Através da coordenadora, a dona Ervinda Borges, quero cumprimentar a todos as famílias que tem os seus canteiros muito bem cuidados. Estão de parabéns”.

Célio destacou que a Prefeitura de Penápolis iniciou o projeto Calçada nas Hortas, com a construção de calçadas públicas em torno das Hortas Comunitárias da cidade.

Esse projeto, criado pelo próprio prefeito, visa dar o exemplo à comunidade e incentivar os proprietários a fazerem calçadas em frente aos seus imóveis, sejam eles residências, comércio ou terrenos vagos.

“A Prefeitura também tem que dar o exemplo, fazendo uma calçada por mês em áreas públicas”, disse. Célio de Oliveira ainda lembrou de diversos outros benefícios que a administração municipal tem proporcionado à região e falou de projetos que serão desenvolvidos nos próximos meses, como por exemplo, a implantação do serviço de atendimento odontológico na unidade de saúde daquele bairro.

Beneficiados

Atualmente, a Secretaria de Agricultura gerencia cerca de 50 Hortas Comunitárias, sendo aquelas implantadas nos bairros, nas escolas e demais instituições.

Aproximadamente 1.030 famílias são beneficiadas diretamente com o projeto, além das demais pessoas beneficiadas indiretamente.

O coordenador geral do projeto Hortas Comunitárias, o técnico agrícola Márcio José de Farias, explica que não é permitido vender as verduras e legumes produzidos nas Hortas Comunitárias. “Muitas vezes, as famílias que possuem canteiros, não conseguem consumir toda a produção, então elas acabam doando os produtos para outras famílias, beneficiando mais pessoas com o projeto”, comentou Márcio.