Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
10 MAI 2014
Penápolis sedia capacitação regional do Programa Recomeço

O município de Penápolis sediou nos dias 08 e 09 de maio, uma capacitação técnica para agentes multiplicadores do Programa Recomeço com o tema “Intervenção Breve para Usuários de Risco de Drogas Psicotrópicas”. O encontro aconteceu na Sala Cora Coralina, e participaram da iniciativa os profissionais técnicos das Secretarias da Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança.

A Intervenção Breve (IB) é uma modalidade de atendimento com tempo limitado cujo foco é a mudança de comportamento do usuário, sendo uma estratégia de intervenção bem estruturada. As metas na IB são estabelecidas para cada paciente, individualmente, a partir da identificação do seu padrão atual de consumo e os riscos associados.

Um dos objetivos da Intervenção Breve é promover o desenvolvimento da autonomia das pessoas, atribuindo-lhes a capacidade de assumir a iniciativa e a responsabilidade por suas escolhas e assim reduzir o risco de danos proveniente do uso continuado de álcool e/ou outras drogas.

A capacitação foi realizada pela Coordenação de Políticas sobre Drogas (COED) e pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED) em parceria com os municípios participantes. A meta é capacitar 365 agentes multiplicadores em 75 municípios das várias regiões administrativas do Estado de São Paulo. E o município de Penápolis sediou o último dos seis encontros propostos pelo CONED.