Sexta-feira, 29 de Março de 2024
11 MAI 2014
Banda Municipal: Novos investimentos da Prefeitura permitem a revitalização e formação musical

Convênio celebrado visa o repasse mensal de R$ 6 mil para custear apresentações e curso formação de novos músicos na cidade

Com base na Lei Municipal nº 1985/14, publicada na última sexta-feira (09), a Prefeitura de Penápolis está implantando a partir de agora uma nova fase de trabalho junto à Associação dos Músicos da Corporação Municipal “Maestro José Ferreira Leite”, a popular Banda Municipal. Por meio da reestruturação do convênio existente, celebrado entre as partes, a Prefeitura dobrou o valor do pagamento à Associação dos Músicos, o que possibilita que hajam muitos avanços nesta importante prestação de serviços à comunidade.

Segundo explicou o secretário municipal de Cultura interino, Luiz Carlos Colevatti, este é um marco importante, pois além de permitir a revitalização da Banda Municipal, dando novo ânimo aos seus integrantes, traz ainda novas e boas expectativas quanto à formação gratuita de mais músicos na cidade. “Nós da Secretaria de Cultura consideramos algo de extrema relevância. É preciso pensar na continuação futura da Banda Municipal, que é um importante patrimônio da cidade.

Há muito tempo a corporação está aí alegrando nossas praças, inaugurações e demais eventos culturais”, lembrou.

“É um investimento legítimo e necessário, que vem em hora muito precisa. Agradecemos ao prefeito Célio de Oliveira por esta sensibilidade e atenção com a nossa Cultura”, disse. Os músicos da banda estão satisfeitos com esta conquista, pois veem nela a valorização ao trabalho da categoria. Para o maestro José Carlos Gomes Ferreira, o Maestro Zequinha, que está como regente da banda há 28 anos, trata-se de uma renovação.

“É muito bom nos sentirmos lembrados e valorizados. Felizmente nosso trabalho vem sendo reconhecido, e acreditamos que este novo convênio vai possibilitar que a Banda Municipal se fortaleça, principalmente com a chegada de novos músicos. A possibilidade da escola de formação é maravilhosa”, comemorou Zequinha.

“Agradeço ao prefeito Célio de Oliveira por esse olhar diferenciado para a Cultura da cidade, e agradeço também ao apoio do Luiz Colevatti. Não posso me esquecer ainda do querido Maurilio Galoppi, que também muito nos ajudou na estruturação deste novo projeto. Sem dúvida ele também foi fundamental para isso”, afirmou o regente da Banda Municipal.

Zequinha disse ainda que há mais de 14 anos não havia uma correção sequer no repasse de recursos à Banda Municipal.

Retretas

O secretário de Cultura, Colevatti, informou que nesta nova fase, a Banda Municipal terá um novo uniforme de gala para apresentações, e que a partir de 01 de junho, a cada 15 dias serão realizadas retretas (sempre aos domingos) na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, com início às 19h30. “Inclusive neste domingo, 11 de maio, Dia das Mães, a Banda Municipal fará uma retreta especial em homenagem a todas as mães penapolenses, na Praça da Vila Aparecida, a partir das 19h30.

Todos estão convidados a comparecer, e levar não só suas mães para a homenagem mas também toda a família”, falou.

Também para o dia 16 de maio já há apresentação agendada para a banda; será às 20h, na Câmara Municipal, por ocasião das comemorações do centenário daquela instituição.

Aulas

Ele disse também que as inscrições à comunidade para as aulas gratuitas de música abrem nesta segunda-feira, dia 12 de maio.

“As pessoas a partir de 12 anos, de ambos os sexos, podem se inscrever para aulas de sopro e percussão. É necessário procurar a Secretaria Municipal de Cultura levando uma cópia da Carteira de Identidade e preencher a ficha de inscrição, fornecida no local. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal”, explicou ele.

Ainda de acordo com o secretário, existem 25 vagas em aberto, e o prazo para encerramento das inscrições é 30 de maio. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h, na sede da Secretaria de Cultura – Praça 09 de Julho 150, Centro. Para outras informações o telefone de contato é o 3652-5568 ou 3652-8040.