Quinta-feira, 28 de Março de 2024
11 MAI 2014
Museu Histórico participa da 12ª Semana de Museus de 12 a 17 de maio

Grupos escolares e demais interessados deverão agendar visita mediada

O Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” convida todas as escolas da cidade e região para participarem da programação elaborada especialmente para a 12ª Semana de Museus, que acontecerá de 12 a 17 de maio. O evento é promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em parceria com os municípios que definem sua própria programação.

Os grupos visitantes serão recebidos pela encarregada do Museu Histórico, Alessandra Nadai e pelo monitor educacional Rafael Freitas, que também são professores de História. Eles farão um bate-papo com os alunos sobre o que é patrimônio (material e imaterial), acervo e museu. Após a conversa os grupos serão conduzidos em visita mediada à exposição do Museu Histórico, contando a história de criação e implantação do museu em Penápolis e sua repercussão na história do município, da população e da região.

Ação Educativa

Além da visita mediada à exposição, os alunos ainda participam de uma atividade diferenciada chamada de ação educativa. Será pedido aos alunos que levem objetos pessoais importantes na história de vida deles. Dessa forma, os monitores do Museu Histórico conseguirão fazer a correlação entre o patrimônio e história da cidade. Os alunos também percorrerão a exposição do museu em busca de peças do acervo que se identifiquem com sua história pessoal. “Temos certeza que será uma ótima oportunidade para os grupos escolares. Um passeio bem interessante e cheio de conhecimento”, disse a encarregada do Museu, Alessandra Nadai.

Como as obras de recuperação do prédio do Museu Histórico e Pedagógico ainda não foram concluídas, o acervo ficará exposto no Vagão Histórico e Anfiteatro do Museu do Folclore, todos localizados na Praça 9 de Julho – Centro.

Agendamento

As escolas e demais grupos interessados em participar da Semana do Museu, deverá agendar horário da visita mediada que acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para visita no período noturno e no sábado, dia 17, também é necessário agendar com antecedência. O agendamento e mais informações pelo telefone do museu (18)3652.7715.