13 MAI 2014
Academia adaptada é entregue oficialmente com a presença da comunidade

No último sábado (10) o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, entregou oficialmente à população a academia ao ar livre adaptada para deficientes físicos, instalada no Parque Municipal Maria Chica. A solenidade de inauguração ocorreu no período da manhã com a presença da comunidade, em especial dos membros da Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis), além de autoridades.

A implantação da academia é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Penápolis e o Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que enviou dez aparelhos próprios, visando o aprimoramento físico dos cadeirantes da cidade.

Segundo o prefeito Célio de Oliveira, a partir de agora os penapolenses com deficiência física podem, de forma gratuita, ter melhor qualidade de vida com a prática dos exercícios. “Inclusive a Secretaria de Esportes já está estudando, juntamente com a Adefipe, um calendário para definir dias e horários em que teremos também professores de educação física à disposição dos usuários para orientações e acompanhamento das atividades”, disse.

Durante seu discurso na inauguração, Célio destacou várias das ações em que a sua gestão tem demonstrado preocupação com a qualidade de vida dos deficientes físicos, e citou a inclusão da cidade no projeto do Governo do Estado chamado Polo Paradesportivo Escolar Inclusivo. O mesmo, segundo o prefeito, permitirá que alunos deficientes que não praticam aulas regulares de Educação Física possam ter esta atividade incluída na sua rotina escolar.

Outra conquista na área, citada pelo prefeito de Penápolis, foi a adesão da cidade ao Projeto Viver Sem Limite, do Governo Federal. A proposta do Viver Sem Limite é que hajam mudanças na vida das pessoas, por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

Célio de Oliveira ainda lembrou dos trabalhos de adequação de espaços públicos com a construção de rampas de acesso, assim como calçadas em todas as áreas da cidade.

Ao final da cerimônia de inauguração, houve apresentação de tango com o professor Sandro Fabretti e sua partner Cristiane, da Academia Sandro´´s Dance; após, aconteceu a bênção do espaço com o pastor Rodrigo Sonsino, e o descerramento da placa inaugural.

No fim todos os cadeirantes presentes puderam participar de uma aula inaugural, orientados pelos professores da Secretaria Municipal de Esportes.

13/05/2014
Academia adaptada para deficientes físicos