18 MAI 2014
Projeto de manejo sustentável do Daep é finalista ao 5º Prêmio A3P

O Daep – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis é finalista nas melhores práticas de sustentabilidade do 5º Prêmio da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública). O projeto indicado é sobre o manejo sustentável do sistema de desidratação do lodo da Estação de Tratamento de Água.

Segundo a diretora presidente do Daep, Silvia Shinkai, o objetivo do projeto de desidratação do lodo é trabalhar a fase sólida do tratamento da água, além de eliminar o desperdício que ocorria com a lavagem tanto dos filtros como dos decantadores.

O prêmio será entregue durante o 8º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública, que será realizado nos dias 3 e 4 de junho, em Brasília e abordará o tema: “15 anos de A3P: Destaques”.

Recentemente, a Coordenadora Nacional da A3P e Gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente, Ana Cláudia Almeida, esteve em Penápolis para conhecer esse sistema de desidratação do lodo. Na oportunidade, a técnica do Ministério do Meio Ambiente também aproveitou para visitar a Estação de Captação de Água e o Centro de Educação Ambiental do Daep.

O Prêmio da A3P é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental implementadas na administração pública, reconhecer o mérito das atividades promovidas pelos órgãos públicos na prática da A3P e estimular a replicação das ações bem sucedidas. As iniciativas podem ser inscritas em 4 categorias, sendo Gestão de Resíduos, Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, Inovação na Gestão Pública, e Destaque da Rede A3P. O Daep teve seu projeto classificado na categoria Manejo Sustentável dos Recursos Naturais.