Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
23 MAI 2014
Vigilância Epidemiológica alerta sobre os perigos do escorpião

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica, orienta a população sobre primeiros socorros e medidas de controle para minimizar a presença e acidentes com escorpiões.

O Chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, alerta que em caso de acidente, as pessoas devem procurar imediatamente o atendimento médico. “Em caso de picada, o procedimento é lavar bem o local com água e sabão e buscar o mais rápido possível o atendimento médico”, orienta Marangoni.

Esses animais peçonhentos transmitem seu veneno por um ferrão na ponta da cauda. Na natureza existem 1600 espécies de escorpiões conhecidas e os tipos mais comuns na região de Penápolis são os popularmente chamados de marrons e os amarelos. Esses últimos são considerados os mais venenosos.

Os escorpiões podem ser encontrados nos mais variados ambientes, principalmente próximos a córregos, cemitérios, construções e linha férrea. Também se escondem próximos às residências, principalmente em entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas, madeiras empilhadas, esgotos etc.

Dentro das casas, a população deve ficar atenta às saídas de esgotos, aos ralos e às caixas de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas e outros insetos. Por isso, a importância de se combater a presença de insetos, pois eles são atrativos para o aparecimento de escorpiões. Os banheiros também devem receber um cuidado especial.

Marangoni orienta que as pessoas devem evitar andar descalças durante a noite, pois os escorpiões apresentam hábitos noturnos o que aumenta a possibilidade de acidentes. Em caso de aparecimento do animal, o Serviço de Vigilância Epidemiológica deve ser acionado rapidamente, através do telefone 3652-7802.

Como evitar acidentes:

- Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;

- Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;

- Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;

- Evite que lençóis toquem no chão;

- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo;

- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

- O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou pé no escorpião.

Evite a presença dos escorpiões:

- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências;

- Evite o acúmulo de entulho, materiais de construção e terraplanagem etc;

- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;

- Periodicamente, mude de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;

- Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;

- Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;

- Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;

- Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, João bobo etc), lagartos, sapos etc;

- Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados;

- Vede soleiras de portas.