Sexta-feira, 29 de Março de 2024
27 MAI 2014
Vigilância pede colaboração da comunidade durante trabalho de nebulização

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta a população para colaborar com os funcionários durante o trabalho de pulverização contra a mosquito da dengue. A nebulização começou a ser feita no início deste mês de maio, por uma equipe da Vigilância e duas equipes da empresa terceirizada Combate, contratada para a auxiliar no serviço de pulverização. Porém, alguns munícipes apresentaram resistência em permitir que funcionários da empresa Combate entrem na residência para efetuar a pulverização.

Por isso, a Secretaria de Saúde pede para que a população colabore com o serviço e permita a entrada desses funcionários que estão devidamente identificados.

“Todos os funcionários que atuam na pulverização e precisam entrar na residência das pessoas, possuem uniformes de identificação. O uniforme da empresa Combate é uma blusa verde clara com o nome da empresa, além disso os eles possuem jalecos e estão paramentados com luvas, máscaras e demais acessórios exigidos pelo serviço”, explicou o secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz.

De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, outra dificuldade encontrada é na organização da residência para poder fazer a pulverização. Meia hora antes, as equipes orientam os moradores para cobrirem os animais, os alimentos, mas quando chegam para fazer a pulverização, a proteção não foi efetuada. “É necessário que a população colabore neste sentido também, agilizando o serviço das equipes, garantindo que a pulverização seja feita de forma adequada”, disse Alex Cruz.

A equipe do Serviço de Vigilância atua junto com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) no período da manhã, e as duas equipes da empresa Combate efetuam o serviço de pulverização durante todo o dia (manhã e tarde).

Mesmo assim, se qualquer morador ainda tiver dúvida para permitir a entrada em sua residência, poderá entrar em contato com a Vigilância por meio dos telefones (18)3653.5242 ou 3652.7802, ou ainda no telefone da empresa Combate (18)3652.1029.

Balanço

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, de janeiro até o dia 21 de maio, foram confirmados 44 casos de dengue em Penápolis, sendo apenas 3 importados (pessoa residente em outro município).

Vale lembrar que a dengue é uma doença que pode levar à morte; e a única forma de prevenção é eliminando os criadouros do mosquito, não deixando água parada e mantendo os quintais sempre limpos. Qualquer pessoa que apresentar os sintomas da doença deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para atendimento médico.