27 MAI 2014
Daep promoverá “1º Diálogo Sobre Resíduos Sólidos” de 28 a 30 de maio

Objetivo do evento é melhorar o gerenciamento do lixo no município com a elaboração do Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) convida toda a população a participar do “1º Diálogo Sobre Resíduos Sólidos” que acontece do dia 28 (quarta-feira) ao dia 30 de maio na própria sede do departamento e no Sindicato Rural de Penápolis, com entrada franca. O evento faz parte da elaboração do PIGRS (Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos) do município.

Segundo explicou a presidente do Daep, Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o evento ocorre em conformidade com a Lei 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Essa lei preconiza que a construção dos Planos Municipais se dê mediante processo de mobilização e participação social da população, incluindo a realização de audiências e consultas públicas, como essa que convidamos a população a participar”, falou Sílvia.

O Plano Municipal consiste em um planejamento para um cenário de 20 anos com revisões a cada 4 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que a cidade pretende realizar. Esse plano é uma condição fundamental para que os municípios tenham acesso a recursos da União Federal destinados ao setor de resíduos sólidos.

“Esperamos a participação de todos os segmentos da comunidade para definirmos juntos a melhor forma de regulamentar o descarte adequado dos resíduos e colocarmos em prática a nossa logística reversa”, destacou Sílvia.

Ainda segundo a presidente, o Daep contratou, via licitação pública, uma empresa para elaborar o PIGRS. Dessa forma, a empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultorias já iniciou as ações com a realização do diagnóstico da gestão dos resíduos no município.

Confira o cronograma das reuniões e participe:

ASSUNTO

28/05/14

Sindicato Rural

- Resíduos de serviços de saúde

28/05/14

Sindicato Rural

- Resíduos sólidos domiciliares e comerciais;

- Resíduos da limpeza urbana;

-Resíduos verdes;

- Resíduos volumosos;

- Animais mortos

Sindicato Rural