Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
04 JUN 2014
Penápolis conquista mais de R$ 2 milhões junto ao Fehidro

Aconteceu ontem (03) em Birigui a Assembleia Geral Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê. Na oportunidade foram deliberadas as solicitações de financiamento dos projetos enviados pelos municípios, junto ao Orçamento 2014.

Penápolis conseguiu a aprovação de três importantes projetos, que somam R$ 2.181.309,67.

O valor conquistado corresponde a mais de um terço dos cerca de R$ 6 milhões destinados aos projetos apresentados pelos 42 municípios pertencentes ao comitê.

Segundo informou o prefeito municipal Célio de Oliveira, os recursos virão do Fehidro - Fundo Estadual de Recursos Hídricos - vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.

“Esta destinação dos recursos para Penápolis se deve a um trabalho importante de articulação que realizamos para obter aprovação dos representantes das câmaras técnicas”, comentou ele.

O projeto aprovado de maior valor é de R$1,7 milhão. Esse recurso financeiro será utilizado na implantação de melhorias estruturais das Estações de Tratamento de Esgotos de Penápolis.

“Nosso objetivo com a provação desse pleito é acabar com o problema de assoreamento que enfrentamos”, falou o prefeito. Segundo o projeto do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), com a verba será possível melhorar a infraestrutura das Estações de Tratamento de Esgotos através de construção de caixa de areia, readequação do gradeamento e a instalação de medidor de vazão para instalação de equipamentos mecanizado e manual, afim de solucionar o problema de assoreamento e evitar situações similares no futuro.

“Com isso também contribuímos com a preservação ambiental e dos recursos hídricos”, assegurou Célio.

Entre os projetos de Penápolis que receberão recursos também está o de aquisição de uma máquina pá carregadeira para serviços do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, no valor de R$ 285 mil. O objetivo, segundo Célio, é agilizar o atendimento aos proprietários rurais, efetuando manejo conservacionista de solo (curvas de nível, bacias coletoras) nas propriedades.

“A questão é preservar o Ribeirão Lajeado, evitando o desassoreamento”, enfatizou o prefeito Célio de Oliveira.

Outro projeto é a construção da Unidade de Educação Ambiental para sensibilização e mobilização na gestão de recursos hídricos, no valor de R$196.309,67.

“Trata-se de ampliar a concepção de educação ambiental, sustentabilidade e suas implicações na educação pública, privada e comunidade em geral”, explicou.

“Assim estaremos abrindo espaço para discussão dos problemas socioambientais e colaborando para a qualidade de vida da população”.