Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
06 JUN 2014
Passeata “Ecofolia” marca a abertura da Semana do Meio Ambiente em Penápolis

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizaram na manhã de ontem, a abertura da Semana do Meio Ambiente, que aconteceu na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho.

Participaram da atividade alunos de diversas escolas municipais, estaduais e particulares de ensino, Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), além do Tiro de Guerra e idosos do Lar Vicentino. A abertura do evento foi marcada pela “Ecofolia”, uma passeata pelas ruas centrais da cidade, em prol à preservação ambiental, e que contou com centenas de alunos, servidores do Daep e da Secretaria de Saúde e demais pessoas da comunidade que prestigiaram as atividades na praça.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Célio de Oliveira destacou o trabalho desenvolvido em Penápolis para a preservação do meio ambiente e a conquista de mais de R$2 milhões junto ao Fehidro - Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

“Penápolis sempre esteve à frente das outras cidades na questão ambiental e conquistamos mais R$2 milhões para melhorar os serviços prestados. Vamos investir na Estação de Tratamento de Esgoto, adquirir uma máquina pá carregadeira para o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e a construção de uma nova Unidade de Educação Ambiental para sensibilização e mobilização da comunidade”, comentou o prefeito Célio de Oliveira.

A diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, agradeceu a participação de todos no evento e a fundamental parceria com as escolas, pois desde pequenos, os alunos aprendem a importância de preservar o meio ambiente.

Outras atividades também foram realizadas na praça, como a contação de história “A floresta desencantada” com a equipe do CEA (Centro de Educação Ambiental), o Sebo de Livros da Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis), exposição de mudas com a Flora Tietê e exposição do Serviço de Vigilância Epidemiológica.

Durante todo o dia de ontem, um caminhão do Daep também ficou estacionado na Praça para recolher todo tipo de lixo eletrônico trazido por empresas e comunidade em geral.

Teatro

E as atividades da Semana do Meio Ambiente prosseguem hoje, 06, com a apresentação gratuita do espetáculo teatral “Compartilhágua”, às 9h e às 14h, no Teatro Lúmine. As escolas interessadas deverão agendar pelo telefone 3652-5309.

E na segunda-feira, 09, haverá capacitação dos professores “O Potencial da Ecopedagogia”, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na sede do CEA. Os interessados também precisam agendar com antecedência pois as vagas são limitadas.

Para a realização da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura e o Daep contam com o patrocínio Caixa Econômica Federal e apoio da Via Rondon.

06/06/2014
Semana do Meio Ambiente