Terça-feira, 23 de Abril de 2024
07 JUN 2014
Secretaria de Trânsito completa um ano de atividade

A Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana de Penápolis completa neste mês de junho seu primeiro ano de atividade. Atualmente sob a coordenação do secretário municipal Luiz Carlos Martins Teixeira, a secretaria tem o papel de planejar, ordenar e gerir a questão do trânsito na cidade.

A criação da secretaria foi um ajuste de tarefas, pois a estrutura e a equipe já pertenciam anteriormente à Secretaria de Obras. Inicialmente a secretaria foi gerida pelo Coronel Daniel Rodrigueiro, que após remanejamento administrativo, passou a gerir a Secretaria Municipal de Governo, Gestão Participativa e Gerência da Cidade.

Em abril desse ano, Luiz Carlos assumiu a pasta.

Segurança no trânsito

A secretaria é responsável pela sinalização horizontal e vertical de trânsito de Penápolis. Uma das mais recentes atuações neste sentido, ocorreu no bairro Parque Santa Leonor, por exemplo. Lá os moradores conviviam há mais de 17 anos com a falta de sinalização das vias, e a Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, iniciou a instalação de placas de sinalização nos cruzamentos de ruas e avenidas do bairro.

Também foram implantadas as sinalizações no Residencial Gualter Monteiro, inaugurado há cerca de um ano.

Após análise feita pela secretaria e atendendo reivindicações da comunidade, foram instalados também, nestes 12 meses de funcionamento da secretaria, semáforos em locais de grande fluxo de veículos. Exemplos são a avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, no cruzamento com a rua Antonieta Vilela Ferreira, e outro ainda no cruzamento da estrada Irmãos Buranello com a rua do Pereirinha.

A implantação da pintura de solo denominada motobox foi uma novidade também implantada pelo setor no fim do ano passado. Trata-se de uma faixa de retenção para motos e bicicletas entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no semáforo.

No Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Caracol Sabido, a Secretaria de Trânsito instalou uma defensa metálica em todo seu entorno. A ação foi uma parceria com a Secretaria de Educação com o objetivo de garantir a segurança dos alunos e funcionários do Ceim, pois ele está localizado em um entroncamento de ruas, em um local bastante exposto ao trânsito.

Orientações aos comerciantes

A secretaria também desenvolve um trabalho de orientação e fiscalização no centro comercial de Penápolis. Os profissionais que prestam serviços de som ambulante foram orientados sobre a Lei Municipal 1137/2003 que dispõe sobre poluição sonora no município e as devidas sanções em caso de não cumprimento.

Em parceria com o Serviço de Fiscalização de Obras e Posturas, foi feito um trabalho de fiscalização educativa no comércio da cidade, com o objetivo de orientar os comerciantes sobre o uso adequado das calçadas. Essa ação visa o cumprimento da Lei Municipal 2000/89 que proíbe a ocupação irregular dos passeios públicos.

Além dessas atividades, a Secretaria de Trânsito tem participação efetiva nos eventos “Liquida Penápolis” para melhorar a fluidez do trânsito e a mobilidade dos pedestres, como ocorreu na última edição com a interrupção do trânsito de veículos na rua São Francisco.

Segundo o secretário Luiz Carlos Martins Teixeira, todas as mudanças feitas no trânsito são feitas com base em estudos. “Recebemos pedidos e reivindicações da população e analisamos de acordo com dados técnicos, como estatísticas de acidentes de trânsito, e só depois é possível executar alguma alteração no trânsito”, explica o secretário.

“Sabemos que há muito trabalho a fazer, e sabemos que existem desafios a serem enfrentados, mas seguimos realizando nossa tarefa com correção e com muito empenho, sempre pensando no melhor para a população e para a cidade de Penápolis.

De acordo com as possibilidades vamos sanando os problemas e as dificuldades para o bem de todos”, concluiu o secretário.