Sexta-feira, 29 de Março de 2024
08 JUN 2014
Biblioteca convida para exposição “O Olhar do Minotauro”

A Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros” convida toda a comunidade para prestigiar a exposição fotográfica “O Olhar do Minotauro”, do fotógrafo Renan Rosa, trazida a Penápolis por meio de parceria com o Sesi Birigui. A exposição ficará aberta ao público de 09 a 20 de junho, com visitação gratuita.

A mostra conta com 21 imagens que retratam a multiplicidade étnica e a sabedoria dos povos ancestrais. O diferencial é o modo como as cenas são retratadas. As formas e corpos, ora em contraste, ora em harmonia; assim como um minotauro, figura da mitologia grega, meio homem, meio touro.

O acervo revela a visão de mundo do fotógrafo Renan Rosa, que através de seus registros, propõe a compreensão da diversidade cultural e reflexões sobre a consciência social. O fotógrafo traduz em linhas e contornos um olhar que explora a realidade em sua forma mais pura e legítima, rejeitando qualquer ilusão para mascarar imperfeições.

A exposição “O Olhar do Minotauro” é uma espécie de museu imaginário que possibilita ao espectador ler uma imagem, sem conhecer seu contexto, e elaborar uma história, em um processo lúdico e construtivo

Fotógrafo

Renan Rosa é fotógrafo profissional, graduado pela Escola Panamericana de Artes de São Paulo. Durante 12 anos, e de forma autônoma, percorreu mais de 50 países, buscando retratar a singularidade de diferentes culturas, tradições e costumes que integram um mosaico humano. Renan intercala essas influências estrangeiras às raízes miscigenadas brasileiras.

Atualmente, é colaborador de agências fotográficas no exterior e, desde 2010, numa parceria com a curadora Aline Stürmer, produz materiais editoriais, exposições e ensaios fotográficos ao redor do mundo.

Exposição “O Olhar do Minotauro”

Local: Biblioteca Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros (Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 Centro)

Período: de 09 a 20 de junho (das 8h às 17h de segunda a sexta-feira)

Informações: (18) 3652-5691 Entrada franca