Quinta-feira, 28 de Março de 2024
11 JUN 2014
Alunos do CEU Montaha cultivam horta em canteiro feito de pneus

Uma ideia bastante criativa e funcional tem envolvido os alunos dos 2º Anos do Centro Educacional Unificado – CEU “Montaha Gibara Ayub”. A criação de uma horta utilizando pneus usados tem chamado a atenção das crianças e tornado mais atrativas as aulas de Ciências, Saúde e Ambiente, do contraturno.

A confecção da horta em pneus começou na semana passada, com a mobilização dos alunos dos 2º anos A, B e C. Inicialmente as crianças fizeram a pintura artística dos pneus usados, utilizando muitas cores e desenhos de flores, frutas e paisagens de natureza.

Após a pintura, os pneus foram preenchidos com terra e adubo, preparando o local para o plantio. Com a montagem dos canteiros, os alunos iniciaram então o plantio de algumas mudas de alface e também de cebolinha. Nos próximos dias, a escola receberá diversos tipos sementes e adubo para a horta, fornecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura. A expectativa da colheita é para as próximas semanas.

De acordo com a diretora do CEU Montaha, Rosimary Justi Veiga, a escola não tinha uma horta, sendo vontade dos alunos e da equipe escolar a implantação de uma. A ideia de se fazer uma horta em pneus partiu da inspetora de alunos Patricia Aparecida da Silva Campagnoli, ao notar a sobra de alguns pneus que foram utilizados no palyground.

A ideia foi levada à direção da escola e aceita por todos, já que dava uma reutilização adequada dos pneus usados e garantia a criação da horta na escola. E então, as professoras Maria Heloisa Ferreira Beneciutti e Cátia Rodrigues da Silva, com o auxílio da inspetora de alunos, começaram a montar a horta em pneus usados com os alunos dos 2º Anos, durante as aulas do contraturno da oficina de Ciências, Saúde e Ambiente.

“A ideia inicial era fazer uma horta de temperos, com o plantio de salsinha, cebolinha, hortelã, entre outras especiarias. Mas a montagem dos canteiros em pneus feita pela crianças ficou tão bacana que foi possível ampliar a horta com o plantio de algumas verduras e hortaliças”, explicou a inspetora de alunos, Patrícia Campagnoli.