Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
14 JUN 2014
Penápolis realiza 3ª Engatinhata hoje no pátio da Matriz

A Prefeitura de Penápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza hoje, sábado, 14, logo mais a partir das 9h, a 3ª Engatinhata, que acontecerá no pátio no Santuário São Francisco de Assis, a Igreja Matriz. O evento conta com o apoio da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) e é aberto a participação da comunidade, em especial dos pais com os filhos de zero a três anos de idade. O encerramento está previsto para às 11h30. Entrada franca.

Em sua terceira edição, a Engatinhata é uma oportunidade de chamar a atenção dos cuidadores, familiares e da comunidade em geral sobre a relevância dos estímulos para a garantia do desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos. Quando o bebê é colocado para engatinhar, por exemplo, é exigido dele superar os próprios limites e iniciar o deslocamento do seu corpo no espaço. “É nesse momento que, ter um adulto conversando com ele, oferecendo objetos sonoros e estimulando suas pequenas conquistas, tudo isso somado ao afeto que se agrega ao aprendizado, promove resultados mais consistentes”, explicou o coordenador pedagógico da Educação Infantil, Flávio Eduardo Waldemarin, um dos organizadores do evento.

Espaços

De acordo com organizador Flávio Eduardo, a 3ª Engatinhata contará com cinco ambientes especialmente preparados para receber cada público. O primeiro é o espaço reservado para os bebês que engatinham, com um grande tatame colorido, além de músicas infantis e materiais de estimulação como chocalhos, almofadas, brinquedos de espuma, propícios à faixa etária. Outro espaço será o da Leitura, destinado também a crianças e pais que quiserem ler ou contar histórias aos seus filhos. Haverá também o espaço da Brincadeira, envolvendo a participação de pais e filhos e entrega de brindes/brinquedos às crianças. Além disso, terá ainda o espaço espontâneo, com mesinhas e folhas de papel, giz de cera, canetinha, massinhas e joguinhos à disposição das crianças. E por fim, a espaço com pula-pula e cama elástica, destinado às crianças maiores (até cinco anos) que estiverem presentes.

A Secretaria de Saúde participará do evento com a palestra destinada aos pais e cuidadores sobre a “Importância da Higiene Bucal em Crianças” e também fará a distribuição de bichinhos feitos com bexigas.

A Secretaria de Educação espera grande participação da comunidade na 3ª Engatinhata de Penápolis, já que o evento é considerado uma introdução para a Semana do Bebê que é realizado no mês de agosto.