Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
15 JUN 2014
Projeto Boa Visão beneficia 160 alunos da rede pública

Nessa quarta-feira, dia 11, foi realizada a cerimônia de encerramento do projeto Boa Visão 2014 na sede do Lions Club. Nesse ano, a iniciativa beneficiou mais de 140 alunos da rede municipal de ensino, além de 20 crianças de escolas estaduais. Esse projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Penápolis com o Lions Club, Clínica de Especialidades do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e com as Ópticas Objetiva e Cristal.

Anteriormente, as equipes da Secretaria de Educação e do Lions já haviam visitado as escolas para entregar os óculos a cada estudante. O evento de encerramento contou com a presença dos alunos beneficiados pelo programa, professores, integrantes do Lions e autoridades. Durante a cerimônia, o coordenador da campanha e membro do Lions, Newton Passari, ressaltou que esse projeto é marcante para a história da entidade. “Temos muito orgulho dessa campanha que ajuda tantas crianças e agradecemos o apoio da equipe do Cisa e das óticas participantes”, disse.

O secretário de educação, José Carlos Pansonato Alves, destacou que os problemas de visão podem ser até confundidos com dificuldades de aprendizagem, mas com o projeto os alunos têm reais condições de desenvolvimento. “A administração municipal está extremamente grata a todos que participam do projeto, principalmente ao Lions que desenvolve esse trabalho feito com tanto carinho e sinceridade”, acrescenta Zeca.

Todos os alunos passaram por atendimento oftalmológico na Clínica de Especialidade do Cisa, com o médico Wlamir Pontes. A coordenadora do Cisa, Renata Vidal, também estava presente no evento. “É um orgulho para o Cisa fazer parte do projeto e nossa equipe está sempre à disposição para outras iniciativas como essa”, disse Renata. Ao final da cerimônia, os integrantes do Lions Club distribuíram guias com orientações e cuidados com os óculos para os pais de cada aluno.

Como funciona

O projeto Boa Visão acontece pelo sexto ano consecutivo e beneficia crianças do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. A parceria se realiza da seguinte forma: voluntários do Lions ministram treinamento aos diretores e coordenadores de escolas para aplicação dos testes de acuidade visual em sala de aula. Quando são detectadas dificuldades, as crianças são encaminhadas para exames com o médico oftalmologista gratuitamente na Clínica de Especialidades do Cisa.

Se confirmada a necessidade dos óculos, as ópticas fazem a doação das armações e proporcionam descontos especiais no preço das lentes, que são compradas pelo Lions com recursos de campanhas promovidas pela instituição. O agendamento das consultas e o transporte das crianças ao médico e à óptica são feitos pela Secretaria de Educação. O Projeto “Boa Visão” do Lions Club de Penápolis está em concordância com o Projeto “Visão do Saber”, criado pela Lei nº 1580/2009. Os dois têm como objetivo a realização da avaliação oftalmológica dos alunos da rede municipal de ensino.