Sexta-feira, 29 de Março de 2024
18 JUN 2014
Secretaria de Trânsito propõe mudanças no estacionamento para motos

Com o objetivo de oferecer maior segurança e praticidade aos motociclistas, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Penápolis realizou na manhã de ontem, 17, a pintura indicativa de dois novos bolsões de estacionamento para motos no centro da cidade. A benfeitoria também traz mudanças na forma de estacionamento, já que as motocicletas deverão ser estacionadas a 45º (quarenta e cinco graus) da via, com a roda traseira junto ao meio fio.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Luiz Carlos Martins Teixeira, a nova forma de estacionamento com a roda traseira encostada na guia foi implantada em caráter experimental em apenas dois locais, mas conforme a aceitação dos motociclistas, esse novo modelo de estacionamento será adotado em toda extensão da Zona Azul.

O novo bolsão de estacionamento para motos foi instalado na Rua Ramalho Franco, após o cruzamento com a avenida Rui Barbosa, no sentido bairro-centro. O outro bolsão da avenida Luiz Osório, esquina com a Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira (em frente ao Sindicato do Comércio) já existia, porém, a Secretaria de Trânsito ampliou o número de vagas.

Segurança

Conforme explicou o secretário de Trânsito, Luiz Carlos, a nova forma de estacionamento para motos garante maior segurança aos motociclistas e praticidade ao retirar a moto do bolsão.

“Nesse novo sistema, a moto fica estacionada com a roda traseira junto ao meio fio, e portanto, o motociclista terá uma melhor visão do trânsito ao retirá-la e ainda irá empregar menos esforço físico para deslocar a moto até a via pública”, comentou.

“Além disso, essa posição de estacionamento evita colisões com a traseira da moto em outros veículos, já que o condutor terá melhor visão ao retirá-la”, acrescentou.

Implantação

Vale ressaltar que o novo sistema de estacionamento para motos foi instalado de forma provisoriamente em apenas dois bolsões, porém, a implantação definitiva do estacionamento a 45 graus da via, com a roda traseira junto ao meio fio, em todo centro da cidade, dependerá da aprovação dos motociclistas.

Portanto, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana está aberta a sugestões e opinião dos condutores que poderá entrar em contato por meio do telefone (18)9.97168360 ou ainda na Ouvidoria Municipal pelo telefone (18)3654.2502 ou pelo email [email protected]