Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
24 JUN 2014
Participantes receberão troféu estilizado da Festa Julina 2014

A Secretaria Municipal de Cultura preparou uma surpresa para os grupos artísticos e parceiros que colaborarem com a 22ª Festa Julina Popular. Todos receberão o troféu “Clownboclo”, uma escultura produzida pelo artista plástico penapolense Márcio Gonçalves, especialmente para a Festa Julina de Penápolis.

De acordo com o secretário interino de Cultura, Luiz Colevatti, foi pedido ao artista plástico para desenvolver um troféu que remetesse ao tema da festa; e então foi criado o troféu “Clownboclo” - o palhaço caboclo tocador de sanfona.

“Todos as entidades que participarem da Praça de Alimentação, assim como os grupos da Mostra de Quadrilhas e demais grupos musicais que se apresentarem na Festa Julina receberão do troféu de participação, como forma de agradecimento da Prefeitura de Penápolis e da Secretaria de Cultura”, disse Colevatti.

O artista plástico Márcio Gonçalves explica que “clownboclo” foi criado para lembrar a alegria da festa junina, trazendo nas muitas cores e no personagem de um palhaço, que é o mensageiro universal da alegria de toda festa.

“Eu queria algo bem criativo, diferente de tudo o que já foi feito e ao mesmo tempo que remetesse a imagem de um caipira regional. E então usei a figura do clown/palhaço que é característico por ter muitas cores, assim como as tradicionais festas juninas e ainda a presença da sanfona, instrumento que remete ao mundo caipira”, explicou Márcio.

As esculturas são desenvolvidas manualmente em resina, decoupage em tecido de retalhos, mdf (madeira de remanejamento), cola e pigmentos acrílicos, utilizando uma técnica de arte patchwork. Medidas do troféu: 30cm de altura, 15 cm de largura.

O artista

Nascido em Penápolis, Márcio José Gonçalves, 36 anos, atualmente reside em São José do Rio Preto e vêm se destacando a cada dia no cenário das artes. Desde os 15 anos de idade participa de vários workshops, cursos e concursos ligados a todo tipo de expressões artísticas, como por exemplo, os concursos realizados para a produção de troféus dos Festivais de teatro de Penápolis, sendo vencedor por várias vezes consecutivas. Autodidata, hoje com obras de arte em parte Brasil e exterior, também é formado em vários cursos técnicos artísticos.