Quinta-feira, 28 de Março de 2024
01 JUL 2014
Casa de Apoio em Barretos recebe mais de 2.500 pessoas por ano

A Casa de Apoio “Francisco Colnaghi”, que ampara os pacientes de Penápolis que fazem tratamento no Hospital de Câncer em Barretos, completa dois anos e meio de funcionamento, atendendo não só aqueles que estão em tratamento, como também seus acompanhantes. Em média, são atendidas cerca 2.500 pessoas por ano, oferecendo apoio, abrigo, alimento, entre outras necessidades.

Por conta desta grande demanda, que chega a cerca de 10.000 atendimentos por ano somente da cidade de Penápolis (computados números de pousos, banhos, uso da cozinha, entre outros serviços a pacientes e acompanhantes), é possível observar o quanto o Hospital do Câncer carece de apoio da sociedade para seu funcionamento.

Por conta desta condição, o supervisor administrativo da Casa de Apoio, Wilson Roberto de Souza Filho, tem desenvolvido junto à população, ao longo deste tempo de funcionamento da unidade, um trabalho de mobilização para arrecadação constante de itens necessários no funcionamento diário do hospital.

“Durante a convivência na rotina da Casa de Apoio e o desenvolvimento do tratamento dos pacientes temos a exata noção do quanto são grandes as necessidades do Hospital de Câncer. Por isso é que desenvolvemos as campanhas de arrecadação de vários itens, como gêneros alimentícios, fraldas, lençóis, materiais de limpeza e higiene, entre outros”, disse.

De acordo com relatório fornecido pelo supervisor Wilson, no ano passado o Hospital de Barretos atendeu a 1.343 pacientes de Penápolis, mais os seus acompanhantes.

“Além da unidade de Barretos, o Hospital do Câncer mantém ainda a unidade de Jales, onde no ano passado foram feitos 2.530 atendimentos de Penápolis. Neste ano de 2014, de janeiro até maio, foram quase 1.280 atendimentos da nossa cidade”, revelou ele.

A Casa

Inaugurada em dezembro de 2011, a Casa de Apoio de Penápolis em Barretos é fruto da união e solidariedade do povo penapolense, em conjunto com o poder público. O projeto de construção da Casa surgiu da parceria entre a Câmara Municipal e Prefeitura de Penápolis com a Asperbrás e a família Colnaghi. A empresa doou um terreno em seu loteamento em Barretos, posteriormente trocado por outro próximo ao Hospital do Câncer. A partir dessa ação, a população penapolense se mobilizou através de doações e trabalho voluntário para concluir a construção da casa.

Desde então a Casa vem cumprindo sua função de amenizar os desgastes dos penapolenses em tratamento no Hospital do Câncer, e proporcionando descanso e pouso dos mesmos.

Doações

As pessoas que desejarem contribuir com doações de móveis, equipamento e utensílios à Casa de Apoio, e outros itens de necessidade do Hospital de Câncer, podem manter contato com o supervisor Wilson Roberto pelos telefones: (18)98115-4041 e (18)99149-2045.

A Casa de Apoio em Barretos fica na rua João Jacinto da Silva, 1291. Os telefones são (17)3102-0016 e (18)98157-1503.