Quinta-feira, 28 de Março de 2024
01 JUL 2014
Comunidade participa de atividades em alusão ao Dia Internacional do Diabético

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis realizou na última sexta-feira, 27, uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional do Diabético. Todas Macros e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) promoveram ações educativas com a comunidade penapolense, em especial os pacientes e familiares de diabéticos.

Todas as unidades de saúde realizaram atividades durante o horário normal de atendimento, das 7h às 17h, na sala de espera, como o teste de glicemia gratuito, exibição de vídeos educativos sobre diabetes e ainda orientação de dietas especiais para as pessoas que convivem com a doença.

Além dessas atividades fixas, algumas unidades também fizeram outras atividades complementares com a comunidade presente. A UBS Sílvia Covas realizou um café da manhã e sorteio de brindes; a Macro I também fez café da manhã e alongamento com apoio dos estagiários da Fassp (Faculdade de Saúde são Paulo). Na Macro III também teve café da manhã e alongamento, com a professora Alba Valéria Teixeira de Paula, da Secretaria de Esportes. A Macro II também contou com parceria dos estudantes da Fassp que estenderam as atividades (teste de glicemia e orientações) para área externa do posto de saúde.

Diabéticos

De acordo com levantamento efetuado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município de Penápolis possui cerca de 1.400 pacientes com diabetes. Esses dados são referentes ao cadastro Sead (Sistema Estadual de Análise dos Dados), atualização em maio deste ano.

Vale lembrar que a diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose (açúcar) no sangue e ainda não há cura para essa doença. Porém, há vários tratamentos disponíveis e seguir o tratamento de forma regular é fundamental para manter a saúde e qualidade de vida do paciente portador.