Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
25 JUL 2014
Daep convida população a propor melhorias para a destinação dos resíduos sólidos

Empresas que alugam caçambas, construtoras, clínicas médicas e veterinárias, funerárias e farmácias são alguns dos exemplos de geradoras de resíduos que devem participar das reuniões

A Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) convidam a comunidade a participar da segunda etapa do 1º Diálogo sobre Resíduos Sólidos do município, que acontecerá de 06 a 08 de agosto, no auditório do Sindicato Rural. O evento é gratuito e faz parte da elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos da cidade.

Conforme explicou a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, na primeira etapa, realizada no mês de maio, foi efetuado um diagnóstico dos resíduos sólidos no município, com a participação popular.

“E nesta segunda etapa, convidamos novamente a população para que juntos, poder público, sociedade e iniciativa privada, elaboremos ações para melhoria da destinação final dos resíduos”, comentou Sílvia Shinkai.

Para tanto, o Daep promoverá no período de 06 a 08 de agosto, diversos encontros setorizados, com temas específicos sobre os diversos tipos de resíduos sólidos e espera contar com a participação da comunidade, empresas e instituições ligadas ao setor.

Empresas que alugam caçambas estacionárias, carroceiros, construtoras e autônomos, clínicas médicas, hospitais, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, funerárias, postos de saúde, clínicas de estética e farmácias, são alguns dos exemplos de geradoras de resíduos sólidos que devem participar das reuniões.

Plano

O 1º Diálogo sobre Resíduos Sólidos acontece em conformidade com a Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa Lei preconiza que a construção dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos se dê mediante processo de mobilização e participação da população.

O Daep contratou, via licitação pública, a empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultorias para elaborar o Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos no município.

“Esperamos a participação de todos os segmentos da comunidade para definirmos juntos a a responsabilidade de cada setor e a melhor forma de regulamentar o descarte adequado dos resíduos e colocarmos em prática a nossa logística reversa”, concluiu a presidente do Daep, Sílvia Shinkai.

Confira o cronograma das reuniões

ASSUNTO

- Resíduos de Serviços de Saúde

- Resíduos da Construção Civil

Sindicato Rural

- Resíduos sólidos domiciliares e comerciais;

- Resíduos da Limpeza urbana;

- Resíduos Verdes;

- Resíduos volumosos;

- Animais Mortos

- Resíduos dos Serviços de Transporte