Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
27 JUL 2014
Reabertura: Obras de restauração do Museu do Sol serão inauguradas dia 15

Após a Prefeitura concluir os trabalhos na estrutura física do prédio e garantir funcionários, a instituição poderá reabrir suas portas ao público

Uma parceria da Prefeitura de Penápolis com a Funarpe (Fundação de Artes de Penápolis), possibilitará, a partir do próximo mês, a reabertura do Museu do Sol.

Fechada há cerca de 3 anos por dificuldades financeiras, a instituição, que abriga exposição de Arte Naïf, passou por uma ampla reforma no prédio e está totalmente revitalizada. A inauguração das obras acontecerá no próximo dia 15 de agosto às 20h, data em que o Museu reabrirá suas portas ao público.

De acordo com o secretário municipal de Obras, o arquiteto Reinaldo Munhoz Morás, o Museu do Sol ao longo do último ano recebeu inúmeras intervenções em sua parte física: reparos gerais em trincos e fissuras no prédio; reparos e restauração de forros de madeira; instalação de pisos cerâmicos na sala principal de exposições, sala de administração e biblioteca; reparos em instalações hidro-sanitárias e instalações elétricas; reparos no telhado com substituição de telhas quebradas; e pintura geral do prédio.

O secretário revelou ainda que também foram providenciados reparos nas calçadas externas e internas de mosaico português, execução de piso para estacionamento lateral no prédio e a poda e manutenção dos jardins internos e externos.

Através da parceria, a Prefeitura de Penápolis também cede ao Museu do Sol três funcionários – Professora de Artes, Arte Educadora e Auxiliar de Serviços Gerais.

Além disso, são mantidas ações como o fornecimento de material de limpeza e pagamento das despesas de água, energia elétrica e telefone.

Para o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, é uma grande alegria poder colaborar para a reabertura do Museu do Sol. Ele afirmou que a administração municipal, envolvendo seus setores de Obras, Educação e Cultura, trabalhou com dedicação no sentido de revitalizar aquele importante patrimônio cultural.

“O Museu do Sol é um patrimônio do povo e não pode ficar fechado, sem acesso.

Contribuímos para sua reabertura e manutenção, e esperamos que a cada dia, mais e mais gerações possam ter o direito de conhecer a riqueza do seu acervo. Nosso povo penapolense ganha, o Brasil ganha, enfim, a cultura e a educação de um modo geral só tem a ganhar”, declarou Célio.

Durante seu período de fechamento, o Museu do Sol manteve em funcionamento, apenas a sua escola de música, que tem se mantido por meio das mensalidades dos alunos. Quando de sua reabertura, deverá ser reativado também o Atelier, conforme pretensões da direção.