01 AGO 2014
Daep é referência em sistema de qualidade para cidade do Espírito Santo

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu na terça-feira, 29, a visita de profissionais da cidade de Aracruz, litoral norte do Espírito Santo, que vieram conhecer o setor de apropriação e custos e o sistema de gestão de qualidade do Daep, para ser implantado no município capixaba, mais especificamente no SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz.

Os visitantes são funcionários do SAAE, a técnica em contabilidade Maria Aparecida Sfalsin Sarmenghe e o engenheiro químico e assessor técnico Victor Matheus Bonifácio Alves. Eles foram recepcionados pela diretora presidente do Daep, Sílvia Mayume Shinkai de Oliveira, pela diretora administrativa, Vera Lúcia Nogueira e pelo chefe de serviço de Custos, Eduardo Dias Rueda.

Assim como o Daep, o SAAE de Aracruz também é uma autarquia municipal, mas sua atuação abrange apenas o tratamento de água e esgoto da cidade. Com o objetivo de melhorar o serviço prestado à população, o SAAE pretende implantar em Aracruz o sistema de custos e sistema de gestão de qualidade semelhante ao que existe no Daep.

Os visitantes tiveram conhecimento do serviço oferecido em Penápolis durante o Congresso da Assemae em 2013, onde a diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lúcia Nogueira fez uma apresentação do trabalho técnico do Daep. “Assim como diversas outras cidades do Brasil, esses profissionais do Espírito Santo vieram conhecer o trabalho desenvolvido pelo Daep, que é referência em saneamento ambiental”, comentou a diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai.

Além de conhecer como funciona na prática o serviço de custos e gestão de qualidade do Daep, bem como os critérios de investimentos e melhorias, os profissionais capixabas também puderam visitar a ETA (Estação de Tratamento da Água) e o sistema de desidratação do lodo da ETA, acompanhados pelo diretor de saneamento e meio ambiente, Fabrício Damazo e pelo chefe da ETA, Anderson Pardim Cardoso.

Os funcionários do SAAE ainda tiveram a oportunidade de visitar o CEA – Centro de Educação Ambiental do Daep.

Segundo o engenheiro químico Vcitor Alves, a visita técnica aconteceu devido a necessidade de melhorias nos processos contábeis da Autarquia para uma possível implantação de um setor semelhante ao do Daep afim de gerir e diminuir os gastos na SAAE – Aracruz-ES.

“Foi uma visita muito proveitosa que atendeu nossas expectativas em relação a novos conhecimentos e vai incrementar o trabalho que realizamos no Espírito Santo. Além disso, fomos muito bem recebidos por todos. Viemos em busca de conhecimentos e vamos voltar com muitas ideias agregando valores as nossas atividades diárias”, finalizou Victor Alves.