02 AGO 2014
Alerta: Mesmo no inverno, infestação do mosquito da dengue continua alta

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica divulgou ontem, 31, o novo IB - Índice Breteau de Penápolis e alerta sobre o alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti na cidade. Mesmo em pleno inverno, com clima frio e pouca chuva, quando normalmente diminui a proliferação do mosquito, este ano foi bastante atípico, já que a transmissão não foi interrompida e Penápolis registrou casos positivos de dengue no último mês.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica aponta que o IB realizado no mês de julho no município teve índice total de 1,3, quando o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de -1 (menos um). O índice menor que um é classificado como tolerável; de 1 a 3,9, situação de alerta; e superior a 4 é considerado risco de surto.

O secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, ressalta que a dengue é uma doença que pode levar à morte e a única forma de prevenção é eliminando os criadouros do mosquito. “Não podemos descuidar nunca. O IB aponta que estamos em situação de alerta, portanto, cada cidadão precisa fazer a sua parte, não deixando água parada e mantendo os quintais sempre limpos. Os agentes fazem um excelente trabalho de visita casa a casa e orientação, mas é preciso que a população colabore, afinal, o índice de infestação do mosquito está alto e não podemos ter uma nova epidemia da dengue em Penápolis”, disse o secretário.

Desabitados

De acordo com a encarregada de serviço da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, um dos principais problemas identificados é a grande quantidade de criadouros em casas desabitadas, de propriedade particular, onde os agentes não conseguem entrar para vistoriar, porque estão trancadas.

“Conseguimos uma determinação legal da Promotoria, autorizando a entrada nesses imóveis desabitados. Os agentes fizeram um trabalho de limpeza dos quintais e eliminação de criadouros, dentro e fora das residências”, comentou Lucimari.

A Vigilância possui uma parceria com as imobiliárias da cidade, que permitem e acompanham a vistoria dos agentes nas residências que são de sua responsabilidade.

Casos

No último mês de julho, Penápolis teve 10 casos notificados e três confirmados de dengue. “Esse número pode parecer pouco, mas comparado aos anos anteriores, neste mesmo período, não tivemos casos confirmados e o nível de infestação era bem menor”, esclareceu a encarregada Lucimari Oliveira.

De janeiro até julho deste ano, Penápolis registrou 113 casos confirmados de dengue, sendo 3 importados. A cidade vizinha de Araçatuba, por exemplo, enfrenta situação de epidemia da doença, com mais de 2 mil casos positivados este ano.

“Embora não enfrentamos epidemia como alguns municípios vizinhos, a situação de Penápolis inspira cuidados, já que existem casos e o nível de infestação do mosquito está alto. A população tem colaborado, mas não podemos descuidar”, concluiu Lucimari Oliveira.