Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
05 AGO 2014
Nova etapa do 1º Diálogo sobre Resíduos Sólidos começa amanhã

Na próxima quarta-feira, 06, tem início a nova etapa do 1º Diálogo sobre Resíduos Sólidos do município, realizada pela Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O evento é gratuito e faz parte da elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos da cidade.

As reuniões estão abertas a toda comunidade e prosseguem até sexta-feira, dia 08.

Nessa segunda etapa, estão programados encontros abordando os diversos tipos de resíduos sólidos. Cada reunião tem um público alvo, ou seja, aquele público gerador do resíduo e que também é responsável em descartá-lo.

Empresas que alugam caçambas estacionárias, carroceiros, construtoras e autônomos, clínicas médicas, hospitais, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, funerárias, postos de saúde, clínicas de estética e farmácias, são alguns dos exemplos de geradoras de resíduos sólidos que devem participar das reuniões.

Conforme explicou a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, na primeira etapa, realizada no mês de maio, foi efetuado um diagnóstico dos resíduos sólidos no município, com a participação popular.

“E nesta nova etapa, convidamos novamente a comunidade pois é ela a principal interessada e quem conhece melhor a realidade do nosso município”, comentou Sílvia Shinkai.

Plano

O 1º Diálogo sobre Resíduos Sólidos acontece em conformidade com a Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa Lei preconiza que a construção dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos se dê mediante processo de mobilização e participação da população.

O Daep contratou, via licitação pública, a empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultorias para elaborar o Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos no município. “Essas discussões com a população serão traduzidas em uma lei municipal por essa empresa que tem a capacidade técnica em legislação na área ambiental”, explica a presidente do Daep, Sílvia Shinkai.

“Por isso, esperamos a participação de todos os segmentos da comunidade para definirmos juntos a responsabilidade de cada setor e a melhor forma de regulamentar o descarte adequado dos resíduos e colocarmos em prática a nossa logística reversa”, concluiu Sílvia.

Confira o cronograma das reuniões

HORÁRIO

ASSUNTO

- Resíduos de Serviços de Saúde

- Resíduos da Construção Civil

Sindicato Rural

- Resíduos sólidos domiciliares e comerciais;

- Resíduos da Limpeza urbana;

- Resíduos Verdes;

- Resíduos volumosos;

- Animais Mortos

- Resíduos dos Serviços de Transporte