Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
14 AGO 2014
Prefeitura executa limpeza no córrego Maria Chica

A Prefeitura de Penápolis iniciou na manhã de ontem, 13, a limpeza do córrego Maria Chica, fazendo a retirada da areia acumulada no fundo do canal. A limpeza do canal será executada no trecho do córrego compreendido entre a Rua Amazonas até a rodovia Arnaldo Covolan, próximo ao Centro de Lazer; além de outros pontos críticos ao longo do canal.

A ação denominada Força Tarefa, conta com parceria do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e das Secretarias de Obras, Trânsito e Agricultura.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, o acúmulo de areia no fundo do canal trazida pelas enxurradas que deságuam no córrego, provocou o crescimento de vegetação. “Por isso é necessária essa intervenção para retirar a areia e vegetação que se instalaram no canal do córrego, e assim garantir uma melhor vazão do leito e maior capacidade de recebimento de água das galerias”, explicou o secretário Reinaldo.

Para a execução da limpeza, são utilizadas duas máquinas do Daep, uma escavadeira hidráulica e uma Bobcat (mini pá-carregadeira) que faz a retirada da areia no fundo do canal. Funcionários e caminhões das Secretarias de Obras e Agricultura também auxiliam no transporte dos resíduos retirados do córrego.

Durante a ação, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana faz a sinalização de advertência com cones, alertando os motoristas, ciclistas e pedestres sobre a execução dos serviços.

A conclusão da limpeza do córrego Maria Chica está prevista para os próximos dias, dependendo das condições climáticas.