Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
16 AGO 2014
Festival Esportivo chega ao fim com aprovação de alunos e professores

O 2º Festival Esportivo, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, chegou ao fim na tarde de sexta-feira, 15, e durante duas semanas, movimentou a rotina dos alunos do Ensino Fundamental. O evento promoveu a integração entre mais de 2.500 alunos das 10 escolas municipais em atividades realizadas no Ginásio Poliesportivo “Luís Carlos Peters”, popular Carlitão, anexo à Emef “Prof. Marilena Cipriano Pereira”.

Organizado pelos professores de Educação Física das escolas, o Festival Esportivo deste ano deixou de ter caráter competitivo, para estimular a socialização entre os alunos. Além disso, foram incluídas diferentes modalidades esportivas que fizeram sucesso entre os alunos. Essas duas principais mudanças foram muito elogiadas pelos professores das turmas que acompanharam as crianças nas atividades e também pelos alunos, que aprovaram os novos jogos com a participação de todos.

A professora do 4º Ano A da Emef Joana Helena, Maria de Fátima Barthman, comenta os aspectos positivos dessas mudanças. “Nos anos anteriores, o Festival tinha caráter competitivo e participavam apenas os alunos com mais habilidade para esporte. Já neste ano, todos os alunos participaram, o que é maravilhoso para eles, principalmente para os alunos de inclusão”, analisou. A professora também elogiou a organização do evento, dividindo as turmas por faixa etária e por modalidade esportiva.

Já a professora do Núcleo Diversificado do CEU “Prof. Darcy Buranello”, Vanessa Sussai de Souza, falou sobre a expectativa das crianças para o evento. “Elas estavam eufóricas para participar, aguardaram com ansiedade esse dia”, disse. A professora também achou interessante a integração entre os alunos de diferentes escolas e a participação das meninas em esportes que até então elas tinham resistência. “Os alunos estão conhecendo novas modalidades esportivas e talvez surjam bons atletas no futuro”, acrescentou.

Aprendizado

As alunas do 4º Ano A da Emef Casa da Amizade, Ana Clara Ordenhes Lopes e Bianca Nascimento da Silva, gostaram das novas modalidades esportivas apresentadas no festival. “Aprendemos jogos que não conhecíamos. E também pudemos jogar apenas com as meninas de outras escolas, o que foi bem melhor, já que ficamos em desvantagem quando jogamos com os meninos”, disseram.

Os alunos do 4º Ano A da Emef Joana Helena, Ryan Guilherme Vilanova Cantareira e Nauan Felipe Ferreira, já haviam participado do Festival Esportivo nos anos anteriores e aprovaram a mudança. “No ano passado nosso time foi até a semi final do futebol. Mas esse ano não foi competitivo e também achamos muito legal, pois todos nossos amigos puderam participar. Além disso, aprendemos outros esportes”, comentaram.

Energia

A diretora da Emef Marilena Cipriano, Alessandra Alves Rodrigues Tozzo e a coordenadora Solange Gimenes de Oliveira, também elogiaram a organização do Festival Esportivo, que durante duas semanas, aconteceu nas dependências da escola.

“Acompanhamos todo o evento e percebemos a dedicação dos professores de Educação Física com os alunos. Eles recebiam cada turma com a mesma energia, mesma alegria como se fosse o primeiro dia de evento”, comentou a diretora Alessandra Tozzo.

“Também gostamos de como o Festival foi organizado, contemplando a participação de todos os alunos, de todos os professores das salas e também a escolha das atividades de acordo com a faixa etária e tudo realizado no tempo certo”, acrescentou a coordenadora Solange de Oliveira.

A entrega das medalhas de participação a todos os alunos será realizada pelos professores de Educação Física nas unidades em que eles atuam, em evento marcado conforme a disponibilidade de cada escola.