Quinta-feira, 28 de Março de 2024
20 AGO 2014
Prefeitura reabre Museu Histórico em novo prédio hoje

Comunidade está convidada a participar. Após a cerimônia de entrega do novo espaço haverá show com as bandas “Caboclo Rosa” e “Rock Dock”

Em continuidade à extensa programação da 1ª Semana de Museus de Penápolis, que acontece de 18 a 24 de agosto, na Praça 9 de Julho, a Prefeitura de Penápolis inaugura hoje, 20, a nova sede do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”. A cerimônia oficial será realizada às 20h, quando esse importante patrimônio cultural da cidade será reaberto à visitação pública. Todos estão convidados.

O Museu Histórico ocupa a partir de hoje o prédio do antigo Paço Municipal, na Praça 9 de Julho, que passou por as obras de restauração e remodelação.

Durante a visitação do público às novas instalações do Museu Histórico hoje à noite, as pessoas da comunidade poderão interagir “pessoalmente” com personalidades da história de Penápolis; Maria Chica, que estará na Sala dos Índios, e Manoel Bento da Cruz, que estará na Sala de Prefeitos.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, os atores Monika Norte e David William, do Núcleo Municipal de Teatro, darão vida aos conhecidos personagens da história de Penápolis, o fundador e ex prefeito Bento da Cruz, e a desbravadora Maria Francisca do Carmo, a conhecida Maria Chica.

“Eles estarão caracterizados como nos tempos da fundação e farão intervenções junto ao público visitante”, comentou o secretário.

Obras

Por se tratar de um prédio histórico de Penápolis, as obras de restauração foram realizadas com o cuidado de manter as características arquitetônicas originais do imóvel.

A Secretaria de Obras e Serviços fez a substituição dos vitrôs frontais metálicos por novas peças de madeira seguindo o padrão de arquitetura da época em que o prédio foi edificado, em 1.930, além de outros reparos necessários no entorno do museu.

Uma empresa terceirizada também foi contratada para fazer a substituição da cobertura por novas telhas de cerâmica “tipo francesas” e pela raspagem e aplicação de sinteco nos pisos de madeira. Também foram feitas a reforma e ampliação dos sanitários de funcionários e público e a implantação de rampas de acessibilidade para portadores de deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, foram feitas adaptações na área interna e pintura geral do prédio.

Shows

Para celebrar a inauguração das novas instalações do Museu Histórico e reabertura desse equipamento cultural ao público para visitação do acervo, após a cerimônia, haverá show musical com as Bandas “Caboclo Rosa” e “Rock Dock”, a partir das 20h30, no coreto da Praça 9 de Julho.

As duas bandas são compostos por músicos penapolenses e tem agradado o público em suas apresentações, com repertório diferenciado e ritmo marcante.

Tour

Outra atração que inicia hoje na programação da 1ª Semana de Museus é o “Tour Histórico Cultural” com o Trenzinho da Alegria. Será um passeio cultural pelos principais pontos históricos da cidade, com duração de duas horas. A saída será na Praça 9 de Julho, às 15h e às 19h, retornando para o mesmo local.

Vale lembrar que toda a programação da 1ª Semana de Museus de Penápolis é gratuita e aberta a participação da comunidade penapolense e da região.

Confira a programação de hoje:

1ª Semana de Museus – Quarta-feira - 20/08/14

* Das 09h às 11h - Oficina de Giramundo - Museu de Folclore - Fernanda Campagnoli

* Das 14h às 16h - Oficina de Fibras Naturais (Taboa) - Museu do Folclore - artesão José Maria

* Das 15h às 17h - Tour Histórico com Trenzinho da Alegria (saída/chegada - Praça 09 de Julho)

* Das 18h às 20h - Oficina de Fibras Naturais (Taboa) - Museu do Folclore - artesão José Maria

* Das 19h às 21h - Tour Histórico com Trenzinho da Alegria (saída/chegada - Praça 09 de Julho)

* 20h - Inauguração das Novas Instalações do Museu Histórico e Pedagógico "Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão"

* 20h30 - Show com Banda Caboclo Rosa - Coreto Praça 09 de Julho

* 21h30 - Show com Banda Rock Dock - Coreto Praça 09 de Julho

Confira o roteiro do Tour Histórico Cultural

1 – SAÍDA - Praça 9 de Julho