Terça-feira, 16 de Abril de 2024
20 AGO 2014
Penápolis recebe oficina de brinquedos ópticos e sessão de cinema do Ponto MIS

A programação do projeto Ponto MIS deste mês de agosto contempla Penápolis com a realização de uma oficina de brinquedos ópticos e sessão de cinema gratuito que acontecerão nos dias 23 e 31 de agosto, respectivamente. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Penápolis.

A “Oficina de construções de brinquedos ópticos: zoo-fenaquistiscópio e taumatroscópio” acontecerá no próximo sábado, dia 23, das 9h às 13h, no CEU das Artes. A atividade será coordenada pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e é voltada para pessoas a partir de 7 anos. São oferecidas 30 vagas.

O plano de trabalho da oficina de brinquedos ópticos inclui uma pequena conversa sobre animação, abordando um pouco da história da animação e também das técnicas, tendências e as regras básicas para a representação gráfica do movimento em desenho animado. A oficina de animação através da construção de brinquedos ópticos visa estimular e compreender a essência do mecanismo da representação gráfica do movimento, através animações cíclicas.

O modelo chamado de zoo-fenaquistiscópio, especialmente desenvolvido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas para oficinas deste tipo, é a junção de dois brinquedos ópticos inventados há mais de 176 anos. O primeiro é o zoetrópio, chamamos de zootroscópio mas pode ser chamado também de “Roda da Vida”, inventado por William Hornner na Inglaterra e quase ao mesmo tempo, só que na Bélgica, o cientista Plateau inventou o fenaquistiscópio. Os dois brinquedos não eram, na verdade brinquedos e sim instrumentos para medir e provar o fenômeno da persistência da imagem na retina do olho humano. Além de ser divertida, a oficina de construção dos brinquedos ópticos, possibilita a descoberta do princípio da grande arte do cinema.

Para os interessados em participar da oficina gratuita, as inscrições devem ser feitas antecipadamente na biblioteca do CEU das Artes, que fica localizado na rua Manoel Foz, 515, Vila Aparecida, próximo ao Cemitério Municipal de Santa Cruz. Mais informações pelo telefone (18) 3652-2717.

Filmes

E no dia 31 de agosto (domingo), o Ponto MIS promove sessão de cinema gratuita no Anfiteatro do CEU das Artes, a partir das 10h, com apresentação do curtametragem “Anachronique”, direção de Mario Masetti e elenco Marco Aurélio e Bebel Ribeiro.

2011, 15 min. Classificação livre.

Na sequência, o longametragem “Proibido Proibir”, com direção de Jorge Durán, e elenco: Alexandre Rodrigues, Caio Blat, Maria Flor e Edyr Duqui. Brasil, 2007, 105 min. Classificação 16 anos.