23 AGO 2014
Alunos das escolas integrais recebem quimonos para aulas de judô

A Prefeitura de Penápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou a entrega dos quimonos a todos os alunos das escolas de período integral que participam das aulas de judô no contraturno. Foram adquiridos mais de 1.000 quimonos, um para cada aluno, com numeração específica, de acordo com o tamanho e peso da criança. O investimento foi de aproximadamente R$56 mil, com recursos próprios da Secretaria de Educação.

Para o prefeito Célio de Oliveira a entrega dos quimonos é mais um avanço na educação municipal, pois reflete na forma integral de atendimento aos alunos. “Com a vestimenta adequada, os alunos terão melhores condições de praticar a modalidade nas aulas do contraturno”, disse.

“Assim como fizemos com relação ao uniforme escolar que ganhou novos itens como bermuda, moletom e tênis, todos os alunos das escolas integrais também vão ganhar quimonos para a prática de judô”, completou.

A entrega dos quimonos está sendo feita durante a reunião de pais e mestres nas escolas. No último dia 14, o CEU Harume Kubota da Silva, no Jardim do Lago e o CEU Montaha Gibara Ayub, no Haroldo Camilo, fizeram a reunião de pais e aproveitaram para entregar os quimonos aos alunos. Os alunos do CEU Darcy Buranello Marin, no Sílvia Covas e do CEU Dr. Mário Sabino, no Jardim Tóquio, receberão os quimonos nos próximos dias 25 e 26 de agosto, respectivamente.

Demonstração

Após receberem os quimonos, os alunos têm a oportunidade de fazer uma demonstração aos pais e comunidade em geral, do que estão aprendendo nas aulas de judô. Com a orientação do professor da Associação de Judô Morimoto de Lins, vencedora da licitação para ministrar as aulas de judô nas escolas, os alunos participam de uma aula prática, observados pela plateia composta por seus familiares e demais professores da escola.

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, a introdução do judô nas oficinas do contraturno escolar contribui para o desenvolvimento e melhor aprendizagem do aluno. “Essa prática esportiva, também desenvolve outras habilidades nas crianças, como concentração, disciplina e respeito às regras”, comentou o secretário.

Durante a reunião, os pais também são orientados sobre a forma de conservação dos quimonos, já que os mesmos serão devolvidos no final do ano e repassados aos alunos no ano seguinte. O quimono não pode ser lavado com alvejante, não pode ser cortado nem costurado; os acertos devem ser feitos apenas com dobras, ajustando ao corpo da criança, já que o mesmo possui numeração específica para cada aluno.