Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
27 AGO 2014
Semana de Museus potencializou a valorização dos equipamentos culturais

Visitação da comunidade aos museus foi intensa, demonstrando o quanto a população aprecia os acervos

De acordo com a avaliação da Secretaria Municipal de Cultura, a realização da 1ª Semana de Museus de Penápolis favoreceu o despertar da comunidade penapolense quanto à maior valorização de seus equipamentos culturais, em especial os seus museus. Segundo o secretário da pasta, Luiz Colevatti, foi intenso o movimento de visitantes aos museus do Sol, Histórico e do Folclore, fazendo com que as demais atrações do evento, de fato, se tornassem complementares.

“Como o próprio nome diz, a Semana de Museus teve como proposta focar as atenções a estas instituições, beneficiadas de forma sem igual pela Prefeitura de Penápolis, principalmente pelo fato da reabertura do Museu do Sol, após revitalização do prédio e cessão de funcionários municipais, e inauguração da sede própria do Museu Histórico, após 56 anos de sua fundação”, recordou o secretário.

“Isso notadamente sensibilizou nossa população, que correspondeu e demonstrou grande alegria prestigiando as atividades da Semana de Museus e visitando os acervos com toda a família. Vimos pessoas de todas as idades frequentando como nunca os nossos museus, e isso nos deixou plenamente satisfeitos. Com certeza os objetivos foram atingidos, e o pontapé para o fortalecimento cada vez maior do amor e valorização à nossa cultura foi dado”, assegurou o secretário municipal de Cultura.

“Só temos a agradecer o empenho da Administração Municipal, por meio do prefeito Célio de Oliveira, que em meio a tantas prioridades da gestão municipal, não deixou de lado a Cultura”, acrescentou Colevatti.

Ainda de acordo com o secretário de Cultura, ainda esta semana os museus seguem repletos de visitantes, em especial estudantes de várias escolas que estão agendando visitas monitoradas.

A Semana Municipal de Museus de Penápolis aconteceu de 18 a 24 de agosto na Praça 09 de Julho, onde ficam instalados o Museu Municipal de Folclore e o Museu Histórico e Pedogógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”. Além das visitações aos museus, que permaneceram abertos ao público, a semana também contou com oficinas de artesanato, apresentações artísticas, praça de alimentação e feira de artesanato.