Terça-feira, 23 de Abril de 2024
29 AGO 2014
Capina química está proibida em Penápolis

Uso de agrotóxicos na área urbana traz sérios riscos à saúde e o meio ambiente

O uso de agrotóxicos, popularmente conhecidos como “mata matos”, para a remoção de plantas invasoras ou daninhas está proibido na área urbana de Penápolis, assim como em todas as cidades paulistas. Essa é uma determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Em Penápolis, o Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria de Saúde começou nessa semana um trabalho para orientar sobre a proibição da capina química no perímetro urbano e quais são os riscos envolvidos na atividade. De acordo com o chefe do Serviço de Vigilância, Vlademir Marangoni, os agrotóxicos expõem a população ao risco de intoxicação, além de contaminar a fauna e a flora local.

“O trabalhador e a população que entram em contato com esse produto químico repetidamente, não percebem que estão sendo intoxicados aos poucos”, explica. Os animais domésticos, como cães e gatos, também podem ser afetados, tanto pela ingestão de água quanto pelo consumo de alimentos contaminados. Os agentes químicos também são tóxicos para organismos aquáticos, micro-organismos do solo, minhocas, aves, abelhas, entre outros.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há nenhum produto agrotóxico registrado para ser usado na área urbana. Na agricultura, os produtos registrados pela Agência têm orientações rígidas quanto à aplicação, ao isolamento do ambiente e ao uso de equipamentos de proteção. Já nas cidades, o completo isolamento da área onde o agrotóxico é aplicado é mais difícil e não garante a segurança da população.

A Vigilância também encaminhou orientações aos estabelecimentos vendedores de herbicidas, ressaltando que a capina química é ilegal e os responsáveis técnicos do comércio não podem autorizar a venda. Mais informações e orientações pelo telefone 3652-7802.