Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
30 AGO 2014
Cmei Planalto recebe pintura especial da Unisam

Um trabalho em equipe tem deixado o ambiente mais colorido no Centro Municipal de Educação Integrada – Cmei Planalto. Pacientes da Unisam (Unidade de Saúde Mental) e alunos da unidade trabalham juntos na pintura artística interna do muro que foi recentemente construído. Essa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde).

O objetivo da atividade é fazer uma integração entre as crianças e os pacientes, buscando romper os preconceitos existentes na sociedade. “A ideia surgiu, pois precisávamos valorizar a escola e nada melhor que unir os esforços dos alunos e o trabalho artístico que é executado pela Unisam”, explica com a chefe de serviço dos Cmeis, Maria Francisca Bonini Manzano.

Todos os dia pela manhã, cerca de 8 pacientes seguem para a unidade e começam a pintura. De acordo com Sonia Zara Mello, instrutora de artes plásticas da Unisam, o trabalho é baseado na obra O Pequeno Príncipe, do autor Antoine Saint-Exupéry. “O objetivo é resgatar histórias e contos infantis, valorizando os clássicos da literatura”, afirma.

A iniciativa faz parte do Curso de Artes Plásticas da Unisam. Todo o material necessário para pintura foi fornecido pela Secretaria Municipal de Educação. “Depois de finalizada a pintura da Planalto, os pacientes seguem para a pintura do muro externo do Cmei Alto das Brisas”, diz Francisca.

Melhorias

O muro frontal do Cmei Planalto foi recentemente construído para garantir a segurança das crianças atendidas na unidade e também oferecer mais privacidade durante as diversas atividades que são realizadas no pátio. Anteriormente o local estava cercado por um alambrado deteriorado, com buracos que permitiam a passagem de animais como gatos e cachorros.

Além do muro, foram instalados dois portões, um para entrada principal e outro na lateral. O muro tem aproximadamente 38 metros de comprimento por 2,5 metros de altura, totalizando 95 metros quadrados de construção.

O investimento foi de aproximadamente R$24 mil, com recursos próprios.