Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
02 SET 2014
Seca Daep alerta população para o uso racional da água

Embora Penápolis esteja livre do racionamento ou falta de água potável, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) alerta a população para não provocar o desperdício de água. O forte calor e a falta de chuvas já têm causado problemas em vários municípios da nossa região e não há previsão de chuvas para os próximos dias.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o consumo de água pela população se manteve estável nos últimos meses. Em junho, o consumo foi de 16 metros cúbicos por dia e em julho, de 17 metros cúbicos.

“Mesmo que Penápolis não enfrente dificuldades e racionamento, contamos com o apoio da população para economizar a água, pois se trata de um recurso valioso, independentemente de estarmos com falta de água”, ressalta Silvia.

Pequenas atitudes no dia a dia contribuem para a economia de água. Fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes, tomar banhos mais rápidos, não lavar as calçadas e carros, são algumas ações que evitam o desperdício e não são difíceis de cumprir.

Os reservatórios de água do Daep têm grande capacidade e, por isso, Penápolis não sofre ainda com a falta de água ou racionamento, porém não se sabe o que pode vir a ocorrer. A capacidade de reservação de água tem um total de 16.250 metros cúbicos, o equivalente a um dia de consumo normal.

A ETA (Estação de Tratamento de Água) funciona 24 horas por dia, então, à noite, quando não há consumo de água, o Daep trata a água e armazena para ser consumida no dia seguinte.

Lajeado

O Ribeirão Lajeado é o único manancial que abastece as 24 mil ligações de água de Penápolis e devido à falta de chuva, ele está com nível abaixo do normal. Além disso, as previsões meteorológicas não indicam chuvas para os próximos dias.

Mesmo assim, a cidade não enfrenta atualmente problemas na captação. Isso se deve aos trabalhos de conservação ambiental realizado pelo CIRL – Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado. A recomposição de mata ciliar e a implantação do regulador de nível na barragem são algumas dessas ações.

O CEA - Centro de Educação Ambiental do Daep é responsável pelo trabalho de conscientização sobre o uso da água, destinação correta do lixo e preservação da natureza. No ano passado foram mais de 17 mil pessoas atendidas pelo CEA.

“É no dia a dia que devemos ter atitudes de sustentabilidade ambiental e isso resulta nas boas condições que temos em Penápolis. Os trabalhos de prevenção e conscientização são a forma mais simples de evitar problemas ambientais futuros”, explica a presidente Sílvia.

Caso o período de secas se prolongue, Silvia Shinkai alerta que o Ribeirão Lajeado pode apresentar uma baixa na vazão. “Nesse momento, a captação de água é satisfatória, mas caso a seca continue há a possibilidade de diminuir a vazão do rio e dificultar essa captação. Por isso, precisamos ficar atentos ao consumo racional de água”.