Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
04 SET 2014
Horta Comunitária da Cidade Jardim será inaugurada hoje

A Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Penápolis, inaugura hoje, quinta-feira (04), às 20h, a Horta Comunitária na Cidade Jardim. São 36 famílias beneficiadas com esse novo local de cultivo, localizado entre a avenida Pepino Melchiore e rua Antônio Parro.

Segundo o coordenador geral do projeto Hortas Comunitárias, o técnico agrícola Márcio José de Farias, a comunidade do bairro recebe oficialmente hoje a horta com a infraestrutura completa.

“Os 72 canteiros já foram preparados para o plantio, com calcário e material orgânico e as famílias já iniciaram o cultivo de algumas hortaliças”, afirma.

A nova horta da cidade segue as recomendações da Vigilância Epidemiológica. Para o abastecimento de água não são utilizados tambores e sim mangueiras que serão conectadas a seis torneiras já instaladas no local. “As família fizeram um trabalho em mutirão, instalaram todo o encanamento e o cercamento do espaço”, disse Márcio.

Durante a inauguração o prefeito Célio de Oliveira e o secretário de Agricultura, o engenheiro agrônomo Arata Assami, entregarão a cada família participante do projeto, um kit de sementes. Cada kit é composto por tipos diferentes espécies de sementes, além de calcário para corrigir a acidez do solo e adubo para melhor preparação dos canteiros.

Atualmente, a Secretaria de Agricultura gerencia cerca de 50 hortas comunitárias, implantadas nos bairros, nas escolas e demais instituições. Aproximadamente 1.030 famílias são beneficiadas diretamente com o projeto, além das demais pessoas beneficiadas indiretamente.

Pela regra do projeto, não é permitido comercializar a produção das hortas, por isso as famílias que possuem canteiros acabam doando parte da produção a outras pessoas, que também são ajudadas com os alimentos.

Secom - PMP