04 SET 2014
Participantes das hortas recebem orientações quanto à economia de água

O Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) desenvolve um projeto de conscientização sobre o uso racional da água com as famílias que possuem canteiros nas Hortas Comunitárias. A iniciativa foi elaborada após um levantamento feito nas 50 hortas, onde foi verificado um consumo elevado.

Durante o projeto, as famílias recebem instruções de como utilizar água sem desperdiçar e fazer a rega usando apenas o necessário para as plantas.

Os profissionais do CEA também orientam sobre observar se há vazamentos nas torneiras ou canos danificados que podem alterar o consumo da água. Panfletos com dicas de consumo consciente da água também são distribuídos.

O projeto é realizado em parceria com Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde que faz o trabalho de combate à dengue e à leishmaniose. De acordo com a encarregada de serviço da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, a maioria das hortas já trabalha com o sistema de irrigação por mangueiras.

“As hortas que utilizam os tambores como reservatórios de água são orientadas a mantê-los bem fechados com telas e fazer uma lavagem semanal”, explica. Os canteiros devem ser limpos frequentemente evitando o acúmulo de matéria orgânica que serve como criadouro para o mosquito palha, transmissor da leishmaniose.

“As famílias também são alertadas quanto aos sintomas da dengue e da leishmaniose e caso reconheçam algum, devem procurar a unidade de saúde mais próxima”.

Confira o cronograma de visitas de orientação às Hortas Comunitárias para setembro:

05/09/14:

7h30: Horta Jardim Panorama

8h: Horta Alphaville (R. Lugero Ferreira)

8h30: Horta Alphaville (R. Alexandre Muçouçah)

08/09/14:

7h30: Horta Av. Mato Grosso I

8h: Horta Av. Mato Grosso II

8h30: Horta das 49 (R. 25 de outubro, 621)

17h: Horta D.R. I

17h30: Horta D.R. II

15/09/14: