Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
10 SET 2014
Eleições 2014: Prefeitura apoia Justiça Eleitoral em treinamento

A Justiça Eleitoral informa que o treinamento para as eleições foi modificado para os dias 15 a 19 de setembro, no Teatro Lúmine. A alteração teve apoio da Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria de Educação. Os colaboradores dessas eleições devem ficar atentos às alterações de data e horário do treinamento.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Samuel Pereira, anteriormente o treinamento seria feito no Clube Penapolense, durante 3 dias, em turmas com cerca de 240 pessoas. “Em contato com o secretário de Educação, José Carlos Pansonato Alves, fui informado que a Prefeitura poderia disponibilizar o Teatro Lúmine para o treinamento durante 5 dias”, comentou.

Segundo Samuel, o Teatro Lúmine é um local mais apropriado para o treinamento, pois oferece mais conforto e uma estrutura melhor. “A mudança foi feita buscando um melhor aproveitamento durante as orientações. Teremos agora 10 turmas, com cerca de 70 pessoas”, explica. Foram convocadas 728 pessoas que trabalharão durantes as eleições. Cerca de 50% são funcionários públicos municipais.

Durante o treinamento, os mesários recebem orientações teóricas sobre as funções de cada componente da mesa, o papel do mesário, como proceder em casos de conflito, questões jurídicas que envolvem as eleições.

Posteriormente, haverá uma parte prática que abrange o funcionamento das urnas eletrônicas, quando será explicado os procedimentos corretos no seu manuseio.

Todos os colaboradores já receberam as cartas de convocação alertando sobre as alterações de local e horário. “Cada um recebeu o seu aviso com as alterações, por isso pedimos que fiquem atentos e compareçam no Teatro Lúmine, no dia e horário estabelecidos na convocação”, ressalta Samuel.

O convocado que não comparecer ao treinamento e não justificar sua ausência comete crime do artigo 347 do Código Eleitoral, que prevê detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.

Secom - PMP

Confira como será o treinamento

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o treinamento consiste em capacitar os mesários para desempenhar as atividades necessárias à organização e segurança ao exercício do voto no dia das eleições. Dentre essas atividades estão:

- ligar a urna eletrônica e emitir a zerézima (comprovante da ausência de votos na urna);

-conferir todo o material de votação e afixar cartazes de proibição de propaganda;

- verificar, na tela do terminal do eleitor, se os dados estão corretos e instalar a cabine de votação ao redor do terminal a fim de preservar o sigilo do voto;

- identificar o nome do eleitor, colher a sua assinatura no caderno de votação e autorizá-lo a votar;

- conferir o correto preenchimento do formulário de justificativa

- encerrar a votação e retirar a mídia de gravação de resultados da urna.

Secom - PMP