Terça-feira, 23 de Abril de 2024
13 SET 2014
Alunos da rede municipal terão aulas de trânsito em uma cidade miniatura

A partir da próxima semana, todos os alunos dos 5º Anos do Ensino Fundamental vão participar do Projeto Social Viabiliza - Educação no Trânsito, oferecido pela BR Vias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. Serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre noções de trânsito, em uma réplica de cidade real, onde as crianças terão a oportunidade de conduzir um veículo quadriciclo.

Na última segunda-feira, 08, representantes da Via Rondon e da Secretaria de Educação se reuniram no Paço Municipal para acertar os detalhes do projeto que será realizado de 15 de setembro a 02 de outubro com os alunos da rede municipal. Participaram do encontro o auxiliar de Responsabilidade Social, João Newton; a analista de Responsabilidade Social e Ambiental, Cláudia Calcanhoto, o Cabo Policial Militar Rodoviário Ismael Baldo Junior, que é instrutor de Trânsito e ministrará as palestras; além da Diretora do Departamento do Ensino Fundamental, Cláudia Elisa Oberg Torrezan; a diretora de escola, Alessandra Alves Rodrigues Tozzo e o secretário municipal de Trânsito, Luiz Carlos Martins Teixeira que também é instrutor de trânsito e ministrará algumas palestras.

O projeto “Educação no Trânsito” é voltado às crianças de 5º Ano das escolas municipais de todos os municípios vizinhos ao trecho sob concessão da ViaRondon. Por meio dessa iniciativa, pretende-se contribuir para a formação de motoristas mais conscientes para o futuro e transmitir valores essenciais à preservação da vida.

O projeto é dividido em dois momentos: uma parte teórica realizada nas escolas e outra prática, que acontecerá no Ginásio de Esportes “Luiz Carlos Peters”, o Carlitão (anexo à Emef Marilena Cipriano Pereira). Na aula teórica, as crianças recebem orientações de conduta como pedestres, ciclistas, passageiros de veículos coletivos e de passeio. Já na atividade prática, os alunos têm a oportunidade de conduzir um veículo (quadriciclo) e de ser um pedestre na BR City, seguindo as regras de trânsito que acabaram de aprender.

Miniatura

A BR City é uma cidade miniatura que serve de cenário para aulas práticas e lúdicas. Uma réplica de cidade real que conta com escola, delegacia de polícia, igreja, padaria, ruas, praças e outros em um total de 11 prédios. São 502 metros quadrados, com sinalização vertical e horizontal, incluindo dois semáforos; além de veículos (quadriciclos) que contribuem para que os pequenos futuros motoristas vivenciem e aprendam sobre a rotina diária no trânsito.

Os quadriciclos elétricos proporcionam às crianças a sensação de serem condutores e chamam a atenção para prudência no trânsito. Ao final das atividades, que duram aproximadamente uma hora, as crianças passam por um momento de reflexão sobre o que aprenderam na palestra e como foi colocar em prática esses conhecimentos na BR City, quais erros e acertos identificados por eles e o que levam deste aprendizado para suas casas.

Brindes

Todas as crianças que participarem do projeto receberão chaveiro personalizado, um gibi educativo com a “Aventura do Mascote Brasinho e os Vilões do Trânsito”, um lápis personalizado e um bloquinho de multas divertido, para fiscalizarem os pais no trânsito e, caso seja necessário, aplicar “multas” por descumprimento das leis de trânsito. O Projeto BR City teve início em 2013 e já atendeu um total de 2.596 crianças nas cidades de Lins, Pirajuí, Bauru, Araçatuba e Presidente Alves.