Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
18 SET 2014
Alunos se divertem em aula de trânsito na Cidade Mirim

O Ginásio de Esportes “Luiz Carlos Peters”, o Carlitão foi transformado em uma cidade miniatura, com prédios infláveis, semáforos, placas de trânsito e sinalização de solo. Trata-se da Cidade Mirim - BR City, da ViaRondon, que até dia 02 de outubro receberá os alunos do 5º Ano das escolas municipais para aulas de trânsito.

O Projeto Social Viabiliza - Educação no Trânsito, da BRVias é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana e Polícia Militar Rodoviária.

O projeto é dividido em dois momentos: uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica, os alunos participam de palestra nas escolas com autoridades de trânsito e na parte prática, eles visitam a Cidade Mirim e têm oportunidade de conduzir um veículo quadriciclo, seguindo as regras de trânsito que acabaram de aprender.

Os alunos da Emef Casa da Amizade e Emef Armelindo Artioli foram os primeiros a conhecer a BRCity e circular pela Cidade Mirim. Até o final do projeto, cerca de 500 alunos das 10 Emefs participarão da atividade.

“Eu achei muito legal essa cidade. E aprendi que o pedestre também precisa respeitar as leis de trânsito, saber usar a faixa de travessia e não andar na contramão”, comentou a aluna Karen Vieira da Silva, do 5º Ano B da Emef Armelindo Artioli.

A aluna Mayra Cristina Damiciano de Andrade também gostou das aulas de trânsito. “Foi muito legal poder dirigir de verdade, mas precisa ter atenção. Os veículos devem respeitar mais as leis de trânsito para evitar acidentes”, disse a aluna do 5º Ano B.

A BRCity é uma réplica de cidade real, com escola, polícia, igreja, padaria, em um total de 11 prédios infláveis distribuídos em 502 metros quadrados, com sinalização vertical e horizontal, incluindo dois semáforos.

Nesta cidade, as crianças de 9 e 10 anos entram em contato com ruas, praças, semáforos e veículos (quadriciclos), se preparando para a rotina diária no trânsito.

Por meio dessa iniciativa a Concessionária ViaRondon pretende contribuir para a formação de motoristas mais conscientes para o futuro e transmitir valores essenciais à preservação da vida.