Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
28 SET 2014
Rodovia Arnaldo Covolan passará por transformações

Outra rodovia que tem recebido investimentos, através do empenho pessoal do prefeito Célio de Oliveira, é a Arnaldo Covolan. As melhorias têm sido realizadas com recursos da Via Rondon e Governo Estadual. “Dentro de pouco tempo a rodovia passará por uma grande transformação e para melhor”, revelou o prefeito. A primeira etapa das obras já foi realizada, contemplando a implantação de acostamento dos dois lados da pista, que juntos somaram 4.731 metros, em trecho compreendido entre a rodovia Marechal Rondon e a rotatória do Caneco.

Contratada pela Concessionária Via Rondon, a empresa Via Mari executou obras de implantação e pavimentação de acostamento, além de construção de canaletas de concreto para escoamento das águas pluviais. O valor investido na melhoria ultrapassou a soma de R$ 600 mil.

A Prefeitura Municipal de Penápolis apresentou a Via Rondon o projeto técnico para iluminação entre as rotatórias da Bandeira e do Caneco para instalação de 30 postes ornamentais de 9 metros de altura cada, com lâmpadas de 450 watts em um trecho de 900 metros. A melhoria está orçada em R$ 100 mil, com recursos do Governo Estadual, e o projeto está sendo avaliado pela concessionária, devendo o processo licitatório ser realizado nos próximos dias. “Com a implantação da iluminação, as obras naquele local estarão concluídas e, sem dúvida nenhuma, trarão mais seguranças para todos que se utilizam do trecho”, disse o prefeito.

Rotatórias

O Governo Estadual também já emitiu a ordem de serviço para inicio das obras de construção de duas novas rotatórias na Rodovia Arnaldo Covolan (SP 486): uma próxima ao Centro de Lazer e a outra próxima à Safra Veículos, em um investimento de mais de R$1,5 milhão. A empresa que executará a obra é a RB Engenharia e Construções Ltda. As rotatórias serão construídas no quilômetro 5 + 460 metros, trecho de acesso à Marginal Maria Chica e no quilômetro 7 + 10 metros, trecho de acesso à avenida João Fatori. “Estas rotatórias são reivindicações de pessoas que transitam por estes locais diariamente. No local estão localizadas grandes empresas e a movimentação de pessoas é intensa no horário de pico. Além disso, é a principal via de acesso de ônibus ao Terminal Rodoviário”, afirmou o prefeito Célio.

Atualmente no local existe apenas um trevo de acesso. Os ônibus e demais veículos que saem da marginal para acessarem a rodovia precisam atravessar a via, o que é um risco para os motoristas. Diversos acidentes já foram registrados no local envolvendo veículos que tiveram suas trajetórias interceptadas, e até ciclistas e pedestres que tentavam atravessar a rodovia. “A outra rotatória beneficiará as empresas existentes no local, e o acesso ao Garden Shopping Penápolis, que está sendo construído pela Ferreira Engenharia, com previsão de inauguração em novembro deste ano”, disse o prefeito.

Com o funcionamento do Shopping, que abrigará também o Poupatempo e o Ciretran o trânsito diário de veículos, motos, bicicletas e pedestres aumentará consideravelmente. Com a rotatória no cruzamento da Arnaldo Covolan com avenida João Fatori, aumentará também a segurança no acesso à faculdade Uniesp. Segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), a empresa contratada irá elaborar o projeto executivo das intervenções que deverão ser iniciadas ainda em outubro. O prazo de execução das obras é de 6 meses.

Marginal

No mesmo trecho será construída a Via Marginal, de aproximadamente 3 quilômetros, esquerda à rodovia Arnaldo Covolan. O conjunto de obras contempla serviços de pavimentação asfáltica (22.473,00 metros quadrados), rede de distribuição de água e esgoto sanitário (1.905,00 metros quadrados), galerias de águas pluviais (1.135,00 metros lineares), guias e sarjetas (4.994,00 metros lineares), iluminação pública (2.970,00 metros), passeio público (10.848,00 metros quadrados), ciclovia (4.390,50 metros quadrados) e sinalização horizontal (744,40 metros quadrados).

Orçada em R$ 2,5 milhões, as obras serão executadas com recursos da Secretaria de Infraestrutura Urbana do Governo do Estado de São Paulo. “São investimentos que garantirão a segurança dos funcionários das empresas que estão às margens da rodovia que poderão utilizar a via marginal, ao invés do acostamento da Arnaldo Covolan. A Via Marginal traz mais segurança e agilidade. Também será construída uma ciclovia, uma vez que o local é muito utilizado por ciclistas para as suas atividades físicas”, disse o prefeito.