Terça-feira, 23 de Abril de 2024
01 OUT 2014
Campanha de Vacinação contra Raiva Animal começa neste sábado

No mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, realizará a Campanha de Vacinação de cães e gatos contra a raiva. Portanto, todos os donos de animais devem estar atentos aos pontos de vacinação e horários para levar seu bichinho para vacinar contra a raiva, gratuitamente.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica será um posto fixo de vacinação de cães e gatos e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O endereço é Marginal Maria Chica, 1.306. É necessário levar a carteirinha de vacinação do animal.

Aos sábados também haverá vacinação, mas de forma setorizada. A cidade foi dividida em três grandes áreas, tendo um dia de vacinação para cada área (04/10, 11/10 e 18/10), com diversos postos de vacina. No último sábado do mês (25/10) haverá repetição de alguns postos de vacinação por toda a cidade, para aqueles proprietários que não puderam levar seu animal na primeira oportunidade.

De acordo com a médica veterinária do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Débora Ninello Polesel, o controle da raiva no município só é possível com a colaboração e responsabilidade de todos os proprietários de cães e gatos que devem aproveitar a campanha durante o mês de outubro para vacinar seu animal.

“A vacina é obrigatória e a raiva é uma doença grave e fatal. Por isso o proprietário deve ficar atento às datas e locais para levar o seu animal no posto de vacinação mais perto de sua residência, ou levar até o Serviço de Vigilância Epidemiológica que é um posto fixo de vacinação durante todo o mês de outubro”, disse a veterinária Débora Polesel.

Orientações

O Serviço de Vigilância orienta que todos os cães e gatos a partir das três meses de idade devem ser vacinados; as fêmeas no cio, gestantes e lactantes também podem ser vacinadas.

O animal deve ser levado por um adulto, sendo que os cães devem estar contidos com coleira e guia e os gatos devem ser levados em caixas de transporte próprias ou saco de cebola.

Vale lembrar que é necessário levar a carteira de vacinação do animal e em hipótese alguma a vacina poderá ser levada para aplicação na residência.

A vacinação de cães e gatos na zona rural será feita posteriormente, com visita às propriedades, porém, ainda não está definido o início da campanha na zona rural de Penápolis.

Confira os setores de vacinação aos sábados:

Setor 1 – Dia 04/10/14

Bairros: Ana Paula, Regina Célia, Residencial Flávia, Del Rey, Village Regina, Miguel Barbeiro, Alto Das Brisas, Village, Palmares, Formosa, Monreal, São Vicente, Residencial Oliveira, Guanabara, Vila Martins, Vila Paulista, Vila Rocha, Vila Altimari, Vila Edejama, Jardim Shangri-La, Jardim Ipiranga, Jardim Boa Vista, Vila Florença, Centro

POSTO 1: Capela São Paulo e Santa Ana (Bairro Ana Paula) - das 7h às 17h.

POSTO 2: UBS Del Rey - das 7h às 17h

POSTO 3: Igreja Santa Clara - das 7h às 17h

POSTO 4: Praça Jair Soares (Ao Lado do Big Mart I) - das 7h às 17h

POSTO 5: Almoxarifado da Prefeitura (Av. São José, 86) - das 7h às 17h

POSTO 6: Secretaria Municipal de Esportes (Rua Brasil, atrás do Ginásio de Esportes) - das 7h às 17h

POSTO 7: Emef Joana Helena - das 7h às 17h

POSTO 8: Paróquia Santa Terezinha - das 7h às 17h

POSTO 9: Biblioteca Prof. Jaime Monteiro - das 7h às 17h

POSTO 10: Macro III - das 7h às 17h

POSTO 11: Parque Aquático - das 7h às 17h

POSTO 12: Trailer em frente Igreja São Sebastião - Bairro Florença - das 7h às 12h

POSTO 13: Serviço de Vigilância Epidemiológica - das 7h às 17h

Setor 2 - Dia 11/10/14

Bairros: Jardim do Lago 1, 2, 3 e 4; Cidade Jardim, Jardim Santo Antônio, Vila dos Médicos, Bairro Jardim, Resid. Fernanda, Resid. Mário Sabino, Vila São Joaquim, Centro, Vila Torres, Vila Aparecida, Planalto, Jardim São Francisco, Jardim Tinô, Jardim Pevi, Rosa Alberton, Jardim Alphaville, Residencial Gimenes

POSTO 1: Emef Harume Kubota - das 7h às 17h

POSTO 2: UBS Cidade Jardim - das 7h às 17h

POSTO 3: Trailer na Marginal Santa Leonor (Em frente a Garagem do Zequinha) - das 7h às 12h

POSTO 4: Trailer em Frente ao Condomínio Lago Azul (Jardim do Lago II) - das 13h às 17h

POSTO 5: Macro II (Postão) - das 7h às 17h

POSTO 6: Emei Francisco Conte - das 7h às 17h

POSTO 7: Escola Luiz Chrisostomo de Oliveira - das 7h às 17h

POSTO 8: Emei Aparecida - das 7h às 17h

POSTO 9: Macro IV - das 7h às 17h

POSTO 10: Cmei Planalto - das 7h às 17h

POSTO 11: Ceim São Francisco - das 7h às 17h

POSTO 12: Emef Elza Nadai – Bairro Pevi - das 7h às 17h

POSTO 13: Emei Alphaville - das 7h às 17h

POSTO 14: Trailer Residencial Gimenes - das 7h às 13h

POSTO 15: Serviço de Vigilância Epidemiológica - das 7h às 17h

Setor 3 – Dia 18/10/14

Bairros: Vila Dona Eugênia, Vila América, Vila Fátima, Vila Santo Antônio, Jardim Panorama, Distrito Industrial, Jardim Tóquio, Jardim Brasília, Jardim Canadá, Vila Popular, Jardim Aeroporto, Jardim Premier, Parque Industrial, Parque Santa Leonor, Cipreste Ville, Jardim Morumbi, Eldorado, Residencial Ipê, Jardim Paraiso, Jardim Alphaville, Morada do Sol, Vila Ariovaldo, Jardim dos Sonhos, Jardim Tropical, Haroldo Camilo, Pereirinha, Residencial Colina Verde, Residencial Atlântica, Jardim Esplanada, Silvia Covas, Gualter Monteiro.

POSTO 1: UBS Silvia Covas - das 7h às 17h

POSTO 2: Retesp - das 7h às 12h

POSTO 3: Ceim Cecília Meirelles - das 13h às 17h

POSTO 4: Esplanada - Trailer na Rua PM Florestal Ronaldo da Silva X Av. Marcia G Manzano - das 7h às 12h