Quinta-feira, 28 de Março de 2024
10 OUT 2014
4º Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas começa hoje em Penápolis

Entre os dias 10 e 12 de outubro, Penápolis receberá as melhores equipes para o “4º Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas”, que acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes “Prof. Antonio de Castilho Braga”, o popular Gigantão Azul. O evento é realizado pelo Rotaract Club de Penápolis (Distrito 4470), com o apoio da Prefeitura de Penápolis.

A abertura do evento acontece hoje, dia 10, a partir das 20h. A programação segue com partidas no sábado e no domingo com jogos às 8h, 9h30, 11h, 15h e 17h. No domingo, dia 12, acontece a final às 16h30, com cerimônia de premiação e encerramento.

Participam do campeonato, as cinco melhores equipes de rugby sobre cadeira de rodas do país: Adeacamp e Gigantes de Campinas (SP), BSB Quad Rugby de Brasília (DF), Gladiadores de Curitiba (PR) e Minas Quad Rugby de Belo Horizonte (MG).

O torneio visa a inclusão social das pessoas com deficiência por meio do esporte, elevação da sua autoestima e melhora significativa na qualidade de vida. Além disso, o público tem a oportunidade de conhecer a grande capacidade de superação das pessoas com deficiência, ao quebrar paradigmas e preconceitos.

O Esporte

O rugby em cadeira de rodas, também chamado de quad-rugby, é um esporte para atletas com deficiência em pelo menos três membros. Foi criado no Canadá no final da década de 70, como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas. Entrou nos Estados Unidos em 1982 e rapidamente se difundiu pelo mundo.

Entrou como desporto de demonstração nos Jogos de Atlanta 1996 e é praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino. O objetivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário.

Cada jogador recebe uma pontuação de acordo com o grau de deficiência, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). As equipes são formadas por quatro atletas e as quadras são do tamanho oficial de basquete e as bolas semelhantes às de vôlei.

No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas, que gere competições regionais e nacionais, o fomento do esporte, além das seleções Brasileiras, Adulto e Universitária. Para conhecer mais sobre o esporte, acesse www.rugbiabrc.org.br.