Quinta-feira, 28 de Março de 2024
25 OUT 2014
Revitalização da Primeira Casa de Penápolis é concluída e será entregue hoje

A Prefeitura de Penápolis inaugura hoje, dia 25, dia do aniversário de Penápolis, as tão esperadas obras de revitalização da Primeira Casa de Penápolis. A cerimônia acontece às 18h no próprio local, localizado na Rua dos Capuchinhos, 33 - Centro. A revitalização do imóvel histórico objetivou a preservação do patrimônio e a proteção da estrutura da casa.

A Primeira Casa é uma antiga construção de madeira que, ao longo da história, desempenhou diferentes funções. Quando foi construída, era utilizada como residência dos Freis Capuchinhos, depois foi uma escola e chegou a ser um hospital.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, após essa revitalização o local será um Centro Cultural.

“O espaço estará aberto ao público a partir de terça-feira. No local haverá o Museu de São Francisco, com obras de artistas penapolenses, do estado de São Paulo e de todo Brasil. Com a instalação do Museu de São Francisco, o local será um ponto para o turismo religioso”, destaca Colevatti.

“Também teremos oficinas formativas, por meio de parcerias com a Secretaria Estadual de Educação, assim como ocorre do Museu Histórico e do Folclore”, explica o secretário. A Primeira Casa estará aberta a visitação pública a partir de terça, dia 28.

O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Revitalização

Foram investidos no projeto de revitalização da Primeira Casa, mais de R$ 435 mil provenientes de convênio com o Ministério do Turismo, sendo R$401 mil de repasse do governo federal e R$34 mil de contrapartida da prefeitura. A execução da obra ficou sob responsabilidade da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis).

A reforma teve como objetivo a proteção da construção através de uma cobertura de telhas de policarbonato (material transparente) que permitem a iluminação natural. Além disso, a cobertura protege o prédio das variações climáticas. Também foi construído um bloco administrativo com sanitários.

De acordo com o presidente da Emurpe, Cláudio Gomes Dias, com o objetivo de proteger a casa, foram construídas ao seu redor colunas de sustentação de concreto armado de aproximadamente oito metros de altura. “A frente da casa foi protegida com vidro temperado e o calçamento externo foi feito com pedras de mosaico português. Toda a obra destacou ainda mais esse prédio histórico que é um ponto de referência para a cidade”, destaca o presidente.

Secom - PMP