Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
26 OUT 2014
Daep recebe visita de municípios do oeste paulista

Nessa semana, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu a visita dos prefeitos e vereadores dos municípios de Panorama e São João da Paud’Alho, localizados no oeste paulista. O objetivo da visita foi conhecer a gestão autônoma do Departamento, além dos serviços que são referência nacional.

Estiveram na visita o prefeito de São João da Paud’Alho, Manoel Pereira dos Santos e o prefeito de Panorama, Luis Carlos Henrique da Cunha. Também de Panorama, vieram os vereadores João Antonio da Silva Neto, Lincoln Fernando Boceli, André Ferreira da Silva e Abel de Oliveira e o diretor de Água e Esgoto, Cleber de Souza Raposo. Todos foram acompanhados pelo presidente da Câmara de Penápolis, Caíque Rossi.

Na oportunidade, os visitantes entenderam um pouco sobre o funcionamento do Daep, como autarquia municipal, e os serviços de água e esgoto que funcionam independentes da Prefeitura. Segundo o prefeito de Panorama, Luis Carlos Henrique da Cunha, seria um grande avanço para a sua administração seguir o modelo de Penápolis. “Atualmente enfrentamos problemas operacionais para direcionar os serviços de manutenção o que ocasiona muita demora e gera reclamações da população”, explica o prefeito de Panorama.

Além de tirar dúvidas de regulamentação legal, conheceram também a Estação de Tratamento de Água, Laboratório de Controle da Qualidade de Agua e a Banca de Aferição de Hidrômetros para levar experiências que possam ser implantadas em seus municípios. As autoridades visitantes levaram cópia da lei municipal que criou o Daep, além do material didático de educação ambiental.

Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a visita é importante para que Penápolis também conheça a realidade de outros municípios e perceba a importância do departamento. "O grande benefício da criação de uma autarquia municipal de saneamento é a execução de políticas públicas e o planejamento das ações de saneamento de forma mais estruturada. Com isso temos uma melhor execução dos serviços para os munícipes”, explica Sílvia.