Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
31 OUT 2014
Finados: Saúde orienta sobre focos de dengue em cemitérios

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica orientam a população sobre os cuidados para evitar focos de dengue durante esse período de visita aos cemitérios, em razão do Dia de Finados, celebrado no domingo, dia 02 de novembro. É necessário estar atento aos vasos e enfeites plásticos depositados nos jazigos, que podem acumular água e tornarem-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com o chefe de Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Vlademir Marangoni Filho, para prestar homenagem aos entes queridos, as pessoas devem agir de maneira correta, retirando as embalagens dos vasos de flores naturais, já que podem acumular água parada.

No caso de vasos fixos é solicitado para que as pessoas depositem apenas flores artificiais, colocando areia até a borda superior. Ainda assim é necessário fazer furos no fundo dos recipientes para escoamento de água. Os veleiros também devem ser colocados de boca para baixo, após a utilização.

“Os vasos de flores utilizados nas homenagens acabam tornando-se um grande problema de saúde pública, acumulando água parada e criando o mosquito da dengue. Com esses cuidados básicos, todos podem prestar as homenagens no Dia de Finados, sem problemas de focos do mosquito transmissor pelos cemitérios”, esclarece Vlademir Marangoni.

Prevenção

O Serviço de Vigilância Epidemiológica tem intensificado nos últimos anos os trabalhos preventivos através da eliminação de criadouros e de ações educativas em floriculturas e marmorarias para adequação dos produtos comercializados ao controle da dengue nos cemitérios da cidade.

Para melhor auxiliar a comunidade durante as homenagens de Finados, o Serviço de Vigilância Epidemiológica disponibilizará neste final de semana, equipes de agentes de saneamento para orientarem a população nos dois cemitérios da cidade, a Necrópole de Santa Cruz e o Jardim da Paz. Qualquer dúvida da população deve ser esclarecida com os servidores que estarão à disposição com as informações técnicas necessárias.